Repository logo
 
Publication

A motricidade e a promoção de autonomia: projeto piloto em contexto de pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Margarida Fernandes dept_PT
dc.contributor.advisorAntunes, Raúl de Sousa Nogueirapt_PT
dc.contributor.authorGomes, Sara João de Freitas Castelão Lopes da Piedade
dc.date.accessioned2023-12-12T13:25:57Z
dc.date.available2023-12-12T13:25:57Z
dc.date.issued2023-07-20
dc.description.abstractA diversidade existente nas escolas apela à adoção de práticas inclusivas e equitativas. A valorização da participação dos alunos no processo educativo e de o basear nos seus interesses, é a chave para as práticas diferenciadas. No pré-escolar importa partir das atividades naturais da infância, promotoras de um desenvolvimento holístico para todas as crianças. Surge assim a motricidade, como meio para promover o seu desenvolvimento integral e, em particular, a autonomia, por ser nesta fase que se inicia a sua construção. A autonomia é uma capacidade essencial para todas as crianças, indispensável para a sua vida futura e para a sua participação na sociedade. Este projeto integra os temas Inclusão, Motricidade e Autonomia, e tem como principal objetivo perceber qual o contributo da motricidade, em particular dos jogos motores, no desenvolvimento da autonomia das crianças do pré-escolar, com ou sem necessidades específicas. Participou no estudo um grupo de 18 crianças, com uma média de idades de 4,5 anos, de uma escola da rede pública do Ministério da Educação. Foi implementado e testado um programa de intervenção baseado em jogos motores, com o objetivo de promover a autonomia das crianças. O programa teve a duração de 2 meses, com uma sessão de 45 minutos por semana. Foi avaliada, com um inquérito elaborado para o efeito, a autonomia das crianças, no momento pré e pós intervenção. Avaliou-se, ao longo da intervenção, a satisfação das crianças com as sessões. Como resultados principais, destacam-se melhorias na autonomia de todas as crianças e a elevada satisfação das crianças com o programa. A participação das crianças, com e sem necessidades específicas, em todo o programa, evidenciam a utilização de práticas diferenciadas que permitiram a inclusão de todos neste processo, onde cada um deu o seu contributo para o sucesso de todospt_PT
dc.identifier.tid203418522pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9078
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectMotricidadept_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectJogos motorespt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.titleA motricidade e a promoção de autonomia: projeto piloto em contexto de pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial- Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Projeto_SaraGomes.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: