Publication
Refletindo sobre a prática pedagógica e analisando o contributo do “Problema da Semana” no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas.
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.author | Fernandes, Adriana Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2016-07-28T13:55:03Z | |
dc.date.available | 2016-07-28T13:55:03Z | |
dc.date.issued | 2016-05-24 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de mestrado tem como objetivo relatar um percurso, cujas dificuldades foram palco desta caminhada e a aprendizagem a cena constante que ficará marcada. A estrutura do relatório está organizada segundo duas dimensões. (1) A dimensão reflexiva abarca todo o percurso ao longo destes três semestres, isto é, diz respeito a uma reflexão crítica aprofundada das aprendizagens realizadas e de todas as experiências vividas ao longo da Prática Pedagógica. (2) A dimensão investigativa diz respeita a um estudo qualitativo realizado com uma turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Este estudo incide na área da matemática centrando-se na importância da resolução de problemas, um dos objetivos presente no programa de matemática para o ensino básico (2013), bem como, uma das capacidades transversais que o programa de matemática (2007) salientava. O objetivo da investigação centra-se na análise de uma rotina realizada pela professora cooperante com a sua turma, o “Problema da Semana”, com o intuito de perceber a sua relevância no desenvolvimento da capacidade de utilização de estratégias de resolução de problemas. Deste modo, a comunicação matemática torna-se também um foco de investigação pois, desta rotina faz parte a apresentação oral das estratégias desenvolvidas. Esta investigação teve como método de recolha de dados a observação e como técnicas, o registo em formato de vídeo. Para uma análise cuidada, a investigadora fez uma primeira triagem dos dados recolhidos através dos vídeos, organizando esses dados numa tabela para, posteriormente, cruzar com as resoluções escritas. Os resultados mais salientes do estudo revelam a pertinência da realização desta rotina no 1.º ciclo do ensino básico, pois mostram que os alunos desenvolvem bastante a capacidade de definição de estratégias de resolução de problemas, bem como melhoram a comunicação matemática. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201217643 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2055 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
dc.subject | Problema | pt_PT |
dc.subject | Comunicação matemática | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a prática pedagógica e analisando o contributo do “Problema da Semana” no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de mestrado_ Adriana Fernandes.pdf
- Size:
- 4.22 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: