Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a prática pedagógica e analisando o contributo do “Problema da Semana” no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas.

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.authorFernandes, Adriana Cardoso
dc.date.accessioned2016-07-28T13:55:03Z
dc.date.available2016-07-28T13:55:03Z
dc.date.issued2016-05-24
dc.description.abstractO presente relatório de mestrado tem como objetivo relatar um percurso, cujas dificuldades foram palco desta caminhada e a aprendizagem a cena constante que ficará marcada. A estrutura do relatório está organizada segundo duas dimensões. (1) A dimensão reflexiva abarca todo o percurso ao longo destes três semestres, isto é, diz respeito a uma reflexão crítica aprofundada das aprendizagens realizadas e de todas as experiências vividas ao longo da Prática Pedagógica. (2) A dimensão investigativa diz respeita a um estudo qualitativo realizado com uma turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Este estudo incide na área da matemática centrando-se na importância da resolução de problemas, um dos objetivos presente no programa de matemática para o ensino básico (2013), bem como, uma das capacidades transversais que o programa de matemática (2007) salientava. O objetivo da investigação centra-se na análise de uma rotina realizada pela professora cooperante com a sua turma, o “Problema da Semana”, com o intuito de perceber a sua relevância no desenvolvimento da capacidade de utilização de estratégias de resolução de problemas. Deste modo, a comunicação matemática torna-se também um foco de investigação pois, desta rotina faz parte a apresentação oral das estratégias desenvolvidas. Esta investigação teve como método de recolha de dados a observação e como técnicas, o registo em formato de vídeo. Para uma análise cuidada, a investigadora fez uma primeira triagem dos dados recolhidos através dos vídeos, organizando esses dados numa tabela para, posteriormente, cruzar com as resoluções escritas. Os resultados mais salientes do estudo revelam a pertinência da realização desta rotina no 1.º ciclo do ensino básico, pois mostram que os alunos desenvolvem bastante a capacidade de definição de estratégias de resolução de problemas, bem como melhoram a comunicação matemática.pt_PT
dc.identifier.tid201217643pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2055
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectProblemapt_PT
dc.subjectComunicação matemáticapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a prática pedagógica e analisando o contributo do “Problema da Semana” no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de mestrado_ Adriana Fernandes.pdf
Size:
4.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: