Repository logo
 
Publication

Um percurso reflexivo em educação de infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDias, Maria Isabel Pinto Simões
dc.contributor.authorFigueiredo, Mónica Bento
dc.date.accessioned2022-10-18T14:58:12Z
dc.date.available2022-10-18T14:58:12Z
dc.date.issued2022-07-05
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, realizado entre setembro de 2020 e janeiro de 2022. Este relatório encontra-se dividido em três partes, sendo que cada parte corresponde às vivências relacionadas com cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas contempladas neste mestrado. Na primeira parte abordam-se assuntos alusivos à educação de infância - creche, nomeadamente a importância da documentação pedagógica, a importância das rotinas em creche e a adaptação das crianças a um novo contexto. A segunda parte relaciona-se com as vivências em contexto de Jardim de Infância I, abordando também a dimensão investigativa. As vivências foram organizadas à volta dos seguintes tópicos: desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 5/6 anos; observação em Jardim de Infância; planificação em Jardim de Infância; intervenção educativa e interações em contexto de Jardim de Infância. O estudo realizado em contexto de Jardim de Infância I incidiu na brincadeira livre e a sua importância no bem-estar emocional da(s) criança(s). Adotando uma metodologia qualitativa, identificaram-se e descreveram-se evidências de bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre de 3 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Os dados, recolhidos através de observação direta, com recurso à gravação de vídeo, foram sujeitos à análise de conteúdo à luz dos indicadores de bem-estar emocional de Portugal e Laevers (2018). Os resultados revelaram que nos momentos de brincadeira livre observados estiveram presentes os níveis de bem-estar emocional: Médio, Alto e Muito Alto (Portugal & Laevers, 2018). Por fim, a terceira parte remonta às vivências em contexto de Jardim de Infância II, centrando-se na avaliação (nomeadamente na avaliação por portefólio), na importância do espaço exterior, na criança com agência e no projeto “O rei D. Dinis” desenvolvido com as crianças (metodologia de trabalho por projeto).pt_PT
dc.identifier.tid203080920pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7792
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBem-estar emocionalpt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.titleUm percurso reflexivo em educação de infânciapt_PT
dc.title.alternativea brincadeira livre e a sua importância no bem-estar emocional da criançapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final_Mónica Figueiredo.pdf
Size:
5.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: