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Um percurso reflexivo em educação de infância
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto Simões | |
| dc.contributor.author | Figueiredo, Mónica Bento | |
| dc.date.accessioned | 2022-10-18T14:58:12Z | |
| dc.date.available | 2022-10-18T14:58:12Z | |
| dc.date.issued | 2022-07-05 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, realizado entre setembro de 2020 e janeiro de 2022. Este relatório encontra-se dividido em três partes, sendo que cada parte corresponde às vivências relacionadas com cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas contempladas neste mestrado. Na primeira parte abordam-se assuntos alusivos à educação de infância - creche, nomeadamente a importância da documentação pedagógica, a importância das rotinas em creche e a adaptação das crianças a um novo contexto. A segunda parte relaciona-se com as vivências em contexto de Jardim de Infância I, abordando também a dimensão investigativa. As vivências foram organizadas à volta dos seguintes tópicos: desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 5/6 anos; observação em Jardim de Infância; planificação em Jardim de Infância; intervenção educativa e interações em contexto de Jardim de Infância. O estudo realizado em contexto de Jardim de Infância I incidiu na brincadeira livre e a sua importância no bem-estar emocional da(s) criança(s). Adotando uma metodologia qualitativa, identificaram-se e descreveram-se evidências de bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre de 3 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Os dados, recolhidos através de observação direta, com recurso à gravação de vídeo, foram sujeitos à análise de conteúdo à luz dos indicadores de bem-estar emocional de Portugal e Laevers (2018). Os resultados revelaram que nos momentos de brincadeira livre observados estiveram presentes os níveis de bem-estar emocional: Médio, Alto e Muito Alto (Portugal & Laevers, 2018). Por fim, a terceira parte remonta às vivências em contexto de Jardim de Infância II, centrando-se na avaliação (nomeadamente na avaliação por portefólio), na importância do espaço exterior, na criança com agência e no projeto “O rei D. Dinis” desenvolvido com as crianças (metodologia de trabalho por projeto). | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203080920 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7792 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Bem-estar emocional | pt_PT |
| dc.subject | Brincar | pt_PT |
| dc.subject | Crianças | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.title | Um percurso reflexivo em educação de infância | pt_PT |
| dc.title.alternative | a brincadeira livre e a sua importância no bem-estar emocional da criança | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
