Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-05"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Propuesta de Plan de Negocios con el Modelo Canvas: Plataforma Digital Colaborativa de experiencias rurales de EcuadorPublication . Ramirez Naranjo, Liseth Nataly; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraEl turismo es el sector más afectado por COVID-19 en el mundo, pero el impacto que ocasiona en América Latina es alarmante y prevé mayores pérdidas en 2021 si no se toman acciones para acelerar la vacunación de su población y así permitir la atracción de lugares o viajeros internacionales. En Ecuador, el turismo es una actividad que ocupa el segundo lugar en ingresos no petroleros y, según el informe de la Agencia de las Naciones Unidas para el Comercio y el Desarrollo (UNCTAD), en colaboración con la Organización Mundial del Turismo (OMT), indica que el descenso del turismo podría provocar caídas de hasta un 9% en el producto interno bruto (PIB) del país. Por eso se ha creado un Plan de Negocio en el que se pueden experiencias rurales para comercializarlos en una plataforma colaborativa y así contribuir a las economías locales, generando trabajo, visibilidad y empoderamiento. Usando la metodología de Business Model Canvas, mapa de empatía que con ello se manejará un Producto Mínimo Viable (PMV) que se verá reflejado en la plataforma. Asimismo, la base bibliográfica, grupos focales fueron claves para darle solidez a la propuesta. Cabe recalcar, que la propuesta esta desarrollada con los ODS número 8 (Objetivos de desarrollo sostenible) que busca promover el crecimiento económico inclusivo y sostenible, el empleo y el trabajo decente. También es un gran logro y esfuerzo ver la co- creación que se logró con actores de turismo, de actividades primarias como también de la academia y clientes potenciales.
- Um percurso reflexivo em educação de infânciaPublication . Figueiredo, Mónica Bento; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, realizado entre setembro de 2020 e janeiro de 2022. Este relatório encontra-se dividido em três partes, sendo que cada parte corresponde às vivências relacionadas com cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas contempladas neste mestrado. Na primeira parte abordam-se assuntos alusivos à educação de infância - creche, nomeadamente a importância da documentação pedagógica, a importância das rotinas em creche e a adaptação das crianças a um novo contexto. A segunda parte relaciona-se com as vivências em contexto de Jardim de Infância I, abordando também a dimensão investigativa. As vivências foram organizadas à volta dos seguintes tópicos: desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 5/6 anos; observação em Jardim de Infância; planificação em Jardim de Infância; intervenção educativa e interações em contexto de Jardim de Infância. O estudo realizado em contexto de Jardim de Infância I incidiu na brincadeira livre e a sua importância no bem-estar emocional da(s) criança(s). Adotando uma metodologia qualitativa, identificaram-se e descreveram-se evidências de bem-estar emocional presentes nos momentos de brincadeira livre de 3 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Os dados, recolhidos através de observação direta, com recurso à gravação de vídeo, foram sujeitos à análise de conteúdo à luz dos indicadores de bem-estar emocional de Portugal e Laevers (2018). Os resultados revelaram que nos momentos de brincadeira livre observados estiveram presentes os níveis de bem-estar emocional: Médio, Alto e Muito Alto (Portugal & Laevers, 2018). Por fim, a terceira parte remonta às vivências em contexto de Jardim de Infância II, centrando-se na avaliação (nomeadamente na avaliação por portefólio), na importância do espaço exterior, na criança com agência e no projeto “O rei D. Dinis” desenvolvido com as crianças (metodologia de trabalho por projeto).