Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O compromisso afetivo dos consumidores com as marcas jovens e antigas: o impacto do valor funcional, valor social e da confiança

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este trabalho analisa os efeitos do valor funcional e do valor social na confiança e no compromisso afetivo dos consumidores com as marcas. Para o efeito foi realizado um estudo quantitativo transversal através da distribuição de um questionário eletrónico junto de pessoas residentes ou não em Portugal e que indicaram ter alguma afinidade com uma das marcas apresentadas. Os resultados obtidos sugerem que o valor funcional da marca percecionado pelos consumidores tem um impacto positivo na confiança na marca, mas não no compromisso afetivo com a marca. Já o valor social percecionado, demonstrou ter uma influência positiva, tanto na confiança, como no compromisso afetivo com a marca. Verificou-se também que a confiança na marca exerce uma influência positiva no compromisso afetivo com a marca. Adicionalmente, a análise multigrupo realizada indica que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as marcas mais jovens e as marcas com mais idade.

Description

Keywords

Marca Valor funcional Valor social Confiança na marca Compromisso afetivo Idade da marca

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License