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Ser Pele - Representação das Metamorfoses da Pele enquanto Corpo

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorFaria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro de
dc.contributor.authorPimenta, Maria Inês Fernandes
dc.date.accessioned2024-10-14T09:40:00Z
dc.date.available2024-10-14T09:40:00Z
dc.date.issued2024-07-01
dc.description.abstractEsta minha pesquisa projetual incide maioritariamente sobre a área do desenho, da pintura e da escultura, todas como forma de aprendizagem e representação da pele e da sua transformação, em simultâneo. No desenho e na pintura pelo meio de decomposição e representação daquilo que é observado, incidindo essa observação de forma mais recorrente na textura e na dobra. Na escultura, como forma de perceber a sua elasticidade, flexibilidade, temperatura e textura, tentando ainda chegar o mais próximo possível daquilo que é uma pele e das suas características. A questão do tato é aqui também muito importante, sendo que as peças criadas despertam no observador vontade de lhes tocar, e de sentir aquilo que está exposto, como se o pudessem fazer na sua própria pele. Ao desenvolver este projeto foram levantadas questões sobre como esta pele é tão semelhante entre todos, mas ao mesmo tempo tão diferente e tão única em cada um de nós. Sejamos nós humanos, animais ou plantas, todos temos pele, revestimento, que se altera e continua em constante metamorfose, desde que nascemos até que morremos, é um ciclo em constante transformação. A questão da unicidade da pele começou por ser o mote desta pesquisa que desencadeou na vontade de querer compreender o porquê de assim ser, esta consequência do tempo que não podemos controlar, mas que é tão nossa. Tenho como objetivos observar e compreender a unicidade da pele, como ela é vítima da passagem do tempo e vive em constante metamorfose. Criar peças que sejam fiéis às suas características e representem aquilo que é ser uma pele, reproduzindo e interpretando as suas texturas, dobras e marcas. Sendo então capaz de entender como se insere e o que implica a utilização da pele no contexto artístico, como é vista pelos outros, que questões levanta. Por fim perceber as suas diferenças e refletir sobre elas com o intuito de as poder exprimir de diferentes formas.pt_PT
dc.identifier.tid203707427pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10167
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPelept_PT
dc.subjectDobrapt_PT
dc.subjectTexturapt_PT
dc.subjectHápticopt_PT
dc.subjectCorpopt_PT
dc.subjectMetamorfosept_PT
dc.titleSer Pele - Representação das Metamorfoses da Pele enquanto Corpopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Artes Plásticaspt_PT

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