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Ser Pele - Representação das Metamorfoses da Pele enquanto Corpo
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro de | |
dc.contributor.author | Pimenta, Maria InĆŖs Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T09:40:00Z | |
dc.date.available | 2024-10-14T09:40:00Z | |
dc.date.issued | 2024-07-01 | |
dc.description.abstract | Esta minha pesquisa projetual incide maioritariamente sobre a Ć”rea do desenho, da pintura e da escultura, todas como forma de aprendizagem e representação da pele e da sua transformação, em simultĆ¢neo. No desenho e na pintura pelo meio de decomposição e representação daquilo que Ć© observado, incidindo essa observação de forma mais recorrente na textura e na dobra. Na escultura, como forma de perceber a sua elasticidade, flexibilidade, temperatura e textura, tentando ainda chegar o mais próximo possĆvel daquilo que Ć© uma pele e das suas caracterĆsticas. A questĆ£o do tato Ć© aqui tambĆ©m muito importante, sendo que as peƧas criadas despertam no observador vontade de lhes tocar, e de sentir aquilo que estĆ” exposto, como se o pudessem fazer na sua própria pele. Ao desenvolver este projeto foram levantadas questƵes sobre como esta pele Ć© tĆ£o semelhante entre todos, mas ao mesmo tempo tĆ£o diferente e tĆ£o Ćŗnica em cada um de nós. Sejamos nós humanos, animais ou plantas, todos temos pele, revestimento, que se altera e continua em constante metamorfose, desde que nascemos atĆ© que morremos, Ć© um ciclo em constante transformação. A questĆ£o da unicidade da pele comeƧou por ser o mote desta pesquisa que desencadeou na vontade de querer compreender o porquĆŖ de assim ser, esta consequĆŖncia do tempo que nĆ£o podemos controlar, mas que Ć© tĆ£o nossa. Tenho como objetivos observar e compreender a unicidade da pele, como ela Ć© vĆtima da passagem do tempo e vive em constante metamorfose. Criar peƧas que sejam fiĆ©is Ć s suas caracterĆsticas e representem aquilo que Ć© ser uma pele, reproduzindo e interpretando as suas texturas, dobras e marcas. Sendo entĆ£o capaz de entender como se insere e o que implica a utilização da pele no contexto artĆstico, como Ć© vista pelos outros, que questƵes levanta. Por fim perceber as suas diferenƧas e refletir sobre elas com o intuito de as poder exprimir de diferentes formas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203707427 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10167 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Pele | pt_PT |
dc.subject | Dobra | pt_PT |
dc.subject | Textura | pt_PT |
dc.subject | HƔptico | pt_PT |
dc.subject | Corpo | pt_PT |
dc.subject | Metamorfose | pt_PT |
dc.title | Ser Pele - Representação das Metamorfoses da Pele enquanto Corpo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Artes PlƔsticas | pt_PT |
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