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Ser Pele - Representação das Metamorfoses da Pele enquanto Corpo
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro de | |
dc.contributor.author | Pimenta, Maria Inês Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T09:40:00Z | |
dc.date.available | 2024-10-14T09:40:00Z | |
dc.date.issued | 2024-07-01 | |
dc.description.abstract | Esta minha pesquisa projetual incide maioritariamente sobre a área do desenho, da pintura e da escultura, todas como forma de aprendizagem e representação da pele e da sua transformação, em simultâneo. No desenho e na pintura pelo meio de decomposição e representação daquilo que é observado, incidindo essa observação de forma mais recorrente na textura e na dobra. Na escultura, como forma de perceber a sua elasticidade, flexibilidade, temperatura e textura, tentando ainda chegar o mais próximo possível daquilo que é uma pele e das suas características. A questão do tato é aqui também muito importante, sendo que as peças criadas despertam no observador vontade de lhes tocar, e de sentir aquilo que está exposto, como se o pudessem fazer na sua própria pele. Ao desenvolver este projeto foram levantadas questões sobre como esta pele é tão semelhante entre todos, mas ao mesmo tempo tão diferente e tão única em cada um de nós. Sejamos nós humanos, animais ou plantas, todos temos pele, revestimento, que se altera e continua em constante metamorfose, desde que nascemos até que morremos, é um ciclo em constante transformação. A questão da unicidade da pele começou por ser o mote desta pesquisa que desencadeou na vontade de querer compreender o porquê de assim ser, esta consequência do tempo que não podemos controlar, mas que é tão nossa. Tenho como objetivos observar e compreender a unicidade da pele, como ela é vítima da passagem do tempo e vive em constante metamorfose. Criar peças que sejam fiéis às suas características e representem aquilo que é ser uma pele, reproduzindo e interpretando as suas texturas, dobras e marcas. Sendo então capaz de entender como se insere e o que implica a utilização da pele no contexto artístico, como é vista pelos outros, que questões levanta. Por fim perceber as suas diferenças e refletir sobre elas com o intuito de as poder exprimir de diferentes formas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203707427 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10167 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Pele | pt_PT |
dc.subject | Dobra | pt_PT |
dc.subject | Textura | pt_PT |
dc.subject | Háptico | pt_PT |
dc.subject | Corpo | pt_PT |
dc.subject | Metamorfose | pt_PT |
dc.title | Ser Pele - Representação das Metamorfoses da Pele enquanto Corpo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Artes Plásticas | pt_PT |
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