Publication
Canta-me uma história - Projeto de criações músico-literárias em contexto CATL
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Milhano, Sandrina Diniz Fernandes | |
dc.contributor.author | Pedrosa, Joana Catarina Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2017-01-11T15:24:42Z | |
dc.date.available | 2017-01-11T15:24:42Z | |
dc.date.issued | 2016-11-23 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo a implementação de um projeto de criações músico-literárias em contexto de CATL. Os participantes deste projeto compreenderam um grupo de dezasseis crianças em contexto de CATL, com idades entre os seis e os doze anos. Estas frequentam o 1º e 2º Ciclos de escolas do Concelho de Leiria. Assumindo a diferença evidente de idades nos participantes, as atividades foram idealizadas de forma a serem transversais e equilibradas, privilegiando a livre criação, a descoberta, os momentos de trabalho em grupo e valorização de ideias de cada criança. No decorrer do projeto, foram implementadas várias sessões com ênfase nas áreas da literatura e da música. Na primeira, o foco foi a criação de histórias. Propuseram-se exercícios de invenção que incentivaram a criatividade, através da leitura, de jogos literários e da criação de histórias através de vários estímulos criativos. Conjuntamente pretendeu-se recorrer a processos orientados de criação na área da música, através de experiências com ritmos, sons, intensidades, experimentação de vozes, busca de sons no corpo e nos instrumentos e gravação resultante dessas experimentações. Valorizou-se durante o projeto a exploração de potencialidades criativas e expressivas advindas do vínculo da música e da literatura, onde se trabalharam os ambientes sonoros e as vozes de uma história criada integralmente pelas crianças participantes. Este estudo foi centrado numa metodologia de investigação qualitativa. Os instrumentos aplicados, permitiram recolher os dados com profundidade e abrangência, desde entrevistas, mini-inquéritos, grelhas de observação de comportamentos e atitudes, notas de campo e portefólio. Finalmente, este projeto teve impacto no desenvolvimento de perceções positivas face à musica e à literatura para a infância. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201543001 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2385 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Literatura infantil | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 2º ciclo | pt_PT |
dc.title | Canta-me uma história - Projeto de criações músico-literárias em contexto CATL | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Projeto de Intervenção Final - Joana_Corrigido.pdf
- Size:
- 1.95 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: