Publication
A importância da comunicação aumentativa e alternativa no desenvolvimento de competências comunicativas. Um estudo de caso.
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de | |
dc.contributor.author | Mendes, Lívia de Araujo Melo | |
dc.date.accessioned | 2022-04-14T11:03:13Z | |
dc.date.available | 2022-04-14T11:03:13Z | |
dc.date.issued | 2022-02-10 | |
dc.description.abstract | A paralisia cerebral (PC) é uma condição neurológica consequente de uma lesão ocorrida no sistema nervoso central no período de desenvolvimento estrutural e funcional, causando manifestações variadas dependendo da região afetada. Nas crianças com diagnóstico de PC as etapas do Desenvolvimento Neuro Psicomotor (DNPM) estão gravemente comprometidas, uma vez que o cérebro exerce múltiplas funções e para que estas se efetivem as ligações neuronais precisam estar intactas. Partindo desse pressuposto, dependendo da região do cérebro afetada haverá um comprometimento em diferentes áreas do desenvolvimento, incluindo a fala, podendo ocorrer afasia, disartria, apraxia ou anartria. A comunicação aumentativa e alternativa-CAA destina-se a complementar e facilitar de forma permanente ou temporária a comunicação de indivíduos que apresentem graves problemas na compreensão e comunicação expressiva. O objetivo deste estudo é implementar o uso da prancha/tabela de CAA como forma de comunicação entre um indivíduo com PC e o seu cuidador. Inicialmente foi implementada uma tabela de CAA desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e aplicada em hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul, Brasil. Posteriormente foi desenvolvida uma nova tabela individualizada e personalizada às necessidades do jovem. Os resultados refletem que existia uma necessidade do uso da CAA por parte deste jovem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202993140 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7000 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Comunicação Acessível | pt_PT |
dc.subject | Comunicação Aumentativa | pt_PT |
dc.subject | Comunicação Alternativa | pt_PT |
dc.subject | Paralisia Cerebral | pt_PT |
dc.title | A importância da comunicação aumentativa e alternativa no desenvolvimento de competências comunicativas. Um estudo de caso. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Comunicação Acessível | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Dissertação Lívia Mendes finalizada.pdf
- Size:
- 1.38 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: