Repository logo
 
Publication

Das conceções alternativas às conceções científicas com metodologias ativas de aprendizagem e utilização de simuladores: uma intervenção didática para a aprendizagem da Física do som

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.advisorSantos, Filipe Alexandre da Silva
dc.contributor.authorConde, Bruno Jorge Mendes
dc.date.accessioned2021-08-09T13:44:41Z
dc.date.available2021-08-09T13:44:41Z
dc.date.issued2021-07-26
dc.description.abstractA aprendizagem da Física é uma área repleta de dificuldades e é frequente as conceções alternativas limitarem a compreensão profunda de diversos domínios desta disciplina. Em especial, no domínio do som, é comum encontrar essas conceções. As metodologias ativas de aprendizagem têm sido usadas com eficácia para o ensino das ciências numa abordagem construtivista, onde se parte das conceções alternativas para promover a construção de modelos mentais que se aproximam dos modelos conceptuais cientificamente aceites. Por seu lado, também a utilização de simuladores computacionais contribui significativamente para vários domínios de aprendizagem, no âmbito do ensino das ciências. Nesta investigação, pretende-se averiguar quais os contributos que uma sequência didática de atividades aporta para a evolução conceptual dos alunos relativamente aos conceitos envolvidos no domínio curricular “Produção e Propagação do Som” da disciplina de Físico-Química. As atividades assentam numa metodologia de aprendizagem baseada em problemas com utilização de simuladores computacionais, constituindo-se uma metodologia ativa de aprendizagem, nas quais os alunos têm um papel central e o professor é um facilitador. Analisam-se as conceções alternativas dos alunos acerca dos diferentes conteúdos curriculares em estudo e a sua respetiva evolução conceptual, assim como a perceção dos alunos relativamente à metodologia de aprendizagem e aos simuladores utilizados. A investigação seguiu uma metodologia de cariz qualitativo, operacionalizada numa investigação-ação, com uma turma de alunos do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria. Os resultados mostram que existiu evolução na compreensão conceptual dos conteúdos curriculares em estudo em todas as questões analisadas, mas que a sequência didática não foi suficiente para que todos os alunos construíssem conceções cientificamente aceites em todos os conteúdos curriculares estudados, para além de se verificar o desenvolvimento de algumas conceções alternativas. Os alunos revelam satisfação com a metodologia de aprendizagem utilizada e com a utilização dos simuladores, mas afirmam sentir necessidade do papel mais interventivo do professor para sustentar e validar as aprendizagens realizadas.pt_PT
dc.identifier.tid202755533pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6047
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologia Educativapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectFísicapt_PT
dc.subjectFísica do sompt_PT
dc.titleDas conceções alternativas às conceções científicas com metodologias ativas de aprendizagem e utilização de simuladores: uma intervenção didática para a aprendizagem da Física do sompt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação -Utilização Pedagógica das TICpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatórioProjeto_BrunoConde.pdf
Size:
2.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: