Repository logo
 
Publication

O jornal escolar digital na promoção da literacia mediática, em contexto de biblioteca escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorSilva, Benilde Elisabete
dc.date.accessioned2024-02-16T15:24:42Z
dc.date.available2024-02-16T15:24:42Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.description.abstractA era em que vivemos é marcada por transformações de grande impacto, designadamente nos modos de acesso à informação e ao conhecimento, na forma de comunicar, de se relacionar e de produzir saber, associadas a uma revolução tecnológica e digital, tornando-se imperativo educar para os media. As bibliotecas escolares possuem um importante papel na promoção de diversas literacias, entre as quais a literacia mediática. Revelando-se pertinente o desenvolvimento de estratégias de implementação de educação para os media, nestes contextos, e tendo em consideração as potencialidades dos jornais escolares, o presente estudo centrou-se num projeto de investigação-ação com alunos de 1.º ciclo de uma escola do concelho de Leiria, onde se criou e dinamizou, no âmbito da biblioteca escolar, um jornal escolar em formato digital, realizando-se, em sessões semanais, atividades inerentes ao processo de criação de raiz do jornal e à produção de conteúdos para publicação, a par de atividades com uma intencionalidade específica direcionada para o desenvolvimento da literacia mediática, fazendo uso de tecnologias digitais disponíveis, conforme planificação efetuada com base no referencial “Aprender com a biblioteca escolar”. Durante a fase da ação, recorreu-se à observação participante, assumindo os alunos, neste processo, um papel ativo, na medida das suas capacidades, e procedeu-se ao registo de anotações num diário de bordo que, depois de analisadas, deram origem a um conjunto descritivo de etapas e procedimentos. A avaliação do projeto teve por base a aplicação de um questionário aos alunos e a realização de um grupo de discussão. A maioria dos alunos manifestou-se satisfeita e revelou mudança de atitudes e desenvolvimento de competências. Este estudo é indicativo do potencial de um projeto de criação e sustentabilidade de um jornal escolar digital, no contexto de uma biblioteca escolar, possibilitando a alunos de 1.º ciclo importantes experiências que os podem enriquecer a diversos níveis, nomeadamente ao nível da literacia mediática, enquanto se envolvem na sua produção.pt_PT
dc.identifier.tid203532112pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9438
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBiblioteca escolarpt_PT
dc.subjectJornal escolar digitalpt_PT
dc.subjectEducação para os mediapt_PT
dc.subjectLiteracia mediáticapt_PT
dc.subjectJornal escolarpt_PT
dc.titleO jornal escolar digital na promoção da literacia mediática, em contexto de biblioteca escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica das TICpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório projeto Benilde Silva jornal escolar digital.pdf
Size:
3.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: