Publication
O jornal escolar digital na promoção da literacia mediática, em contexto de biblioteca escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues | |
dc.contributor.author | Silva, Benilde Elisabete | |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T15:24:42Z | |
dc.date.available | 2024-02-16T15:24:42Z | |
dc.date.issued | 2023-12-15 | |
dc.description.abstract | A era em que vivemos é marcada por transformações de grande impacto, designadamente nos modos de acesso à informação e ao conhecimento, na forma de comunicar, de se relacionar e de produzir saber, associadas a uma revolução tecnológica e digital, tornando-se imperativo educar para os media. As bibliotecas escolares possuem um importante papel na promoção de diversas literacias, entre as quais a literacia mediática. Revelando-se pertinente o desenvolvimento de estratégias de implementação de educação para os media, nestes contextos, e tendo em consideração as potencialidades dos jornais escolares, o presente estudo centrou-se num projeto de investigação-ação com alunos de 1.º ciclo de uma escola do concelho de Leiria, onde se criou e dinamizou, no âmbito da biblioteca escolar, um jornal escolar em formato digital, realizando-se, em sessões semanais, atividades inerentes ao processo de criação de raiz do jornal e à produção de conteúdos para publicação, a par de atividades com uma intencionalidade específica direcionada para o desenvolvimento da literacia mediática, fazendo uso de tecnologias digitais disponíveis, conforme planificação efetuada com base no referencial “Aprender com a biblioteca escolar”. Durante a fase da ação, recorreu-se à observação participante, assumindo os alunos, neste processo, um papel ativo, na medida das suas capacidades, e procedeu-se ao registo de anotações num diário de bordo que, depois de analisadas, deram origem a um conjunto descritivo de etapas e procedimentos. A avaliação do projeto teve por base a aplicação de um questionário aos alunos e a realização de um grupo de discussão. A maioria dos alunos manifestou-se satisfeita e revelou mudança de atitudes e desenvolvimento de competências. Este estudo é indicativo do potencial de um projeto de criação e sustentabilidade de um jornal escolar digital, no contexto de uma biblioteca escolar, possibilitando a alunos de 1.º ciclo importantes experiências que os podem enriquecer a diversos níveis, nomeadamente ao nível da literacia mediática, enquanto se envolvem na sua produção. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203532112 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9438 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_PT |
dc.subject | Jornal escolar digital | pt_PT |
dc.subject | Educação para os media | pt_PT |
dc.subject | Literacia mediática | pt_PT |
dc.subject | Jornal escolar | pt_PT |
dc.title | O jornal escolar digital na promoção da literacia mediática, em contexto de biblioteca escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório projeto Benilde Silva jornal escolar digital.pdf
- Size:
- 3.5 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: