Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.88 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação apresenta como pergunta de partida: “Instituições para a inclusão de pessoas com deficiência ajudam a construir a perceção de inclusão por parte dos seus clientes?” Com esta questão pretende-se perceber como a instituição trabalha o conceito de inclusão e como este é incutido nos seus clientes. Efetua-se um estudo de caso, utilizando entrevistas como método de recolha de dados que nos ajudam a compreender a dimensão da inclusão numa instituição.
Na parte teórica são sistematizadas teorias sobre a inclusão, fazendo uma abordagem à história do conceito de inclusão. Também são apresentadas medidas para a promoção deste conceito. Na metodologia são apresentadas a problemática, a questão de investigação: “Qual a perceção dos clientes e colaboradores no Centro de Educação especial e Reabilitação de Alcobaça sobre a dimensão da Inclusão?” Expõem-se ainda os objetivos da mesma. É apresentado o trabalho desenvolvido pelo CEERIA internamente e na comunidade envolvente. Tenta-se perceber se os serviços prestados nesta instituição vão ao encontro das necessidades e expetativas dos clientes. Para qual questionámos a instituição de forma direta e indireta sobre qualidade de vida; avaliação e conhecimento em relação aos seus clientes e a sua satisfação; desenvolvimento do autoconceito e da autonomia; integração socioprofissional; relações interpessoais proporcionadas pela instituição dentro e fora da mesma; formação e as habilitações de quem acompanha os beneficiários; opinião de colaboradores e clientes sobre o tema “inclusão”; entre outros. A análise dos dados permitiu perceber que o CEERIA tem em conta as necessidades específicas de cada cliente, orientando-os e capacitando-os para uma melhor inserção na comunidade, sendo uma preocupação prioritária a sua qualidade de vida e a satisfação das suas necessidades, concomitantemente com as políticas de inclusão. Estas estão a ser incutidas nos diversos intervenientes e levadas para o meio envolvente à instituição. Observou-se nos testemunhos dos entrevistados a satisfação em relação às metas já alcançadas, no CEERIA, para a promoção da inclusão e o desejo de uma contínua melhoria na abordagem deste conceito.
Description
Keywords
Educação especial Integração social Reabilitação Inclusão social