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Advisor(s)
Abstract(s)
As instituições de ensino superior não são alheias aos desafios que se colocam à sociedade atual, particularmente de ordem socioeconómica, científica e tecnológica. No contexto desses desafios e, simultaneamente, oportunidades que se colocam às instituições do século XXI, revisitamos neste artigo o conceito de scholarship, de Ernest Boyer, enquanto conceito que descreve a multidimensionalidade das funções dos docentes/investigadores do ensino superior. Analisamos ainda as alterações que têm ocorrido como resposta aos desafios da sociedade em rede, das práticas digitais e do movimento global de abertura ao conhecimento, com particular destaque para as potencialidades que o movimento de abertura ao conhecimento poderá trazer para cada uma das funções académicas dos docentes/investigadores do ensino superior.
Description
Keywords
Scholarship Educação aberta Identidade académica
Pedagogical Context
Citation
Cardoso, P., Morgado, L. & Teixeira, A. (2020). Scholarship e a Identidade Académica na Era Digital. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning. Vol. 2 (2), pp. 16-28. DOI:https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp16-28.