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Promoção de um estilo de vida ativo na ESFRL
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Antunes, Raúl de Sousa Nogueira | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Marlene Nunes | |
dc.contributor.author | Brito, Sara Alexandra Gameiro de | |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T14:05:25Z | |
dc.date.available | 2022-03-14T14:05:25Z | |
dc.date.issued | 2022-02-04 | |
dc.description.abstract | O Projeto RespirArFundo foi implementado na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (ESFRL) entre os meses de janeiro e junho de 2021 e procurou avaliar o efeito de um programa de intervenção, com vinte e duas “sessões teórico-práticas” (onze, online devido ao confinamento) com diferentes tipos de atividades, na aptidão física, bem-estar e qualidade de vida em professores e funcionários da ESFRL. Além disso, avaliar os níveis de satisfação dos participantes com o projeto e identificar as principais barreiras e facilitadores à sua participação, foram outros dos objetivos. A amostra foi constituída por 26 profissionais da ESFRL (19 professores e 7 funcionários não docentes), sendo na sua maioria (92,3%) do género feminino, com uma média de idades de 53,66 anos. Para avaliação da aptidão física foi avaliado o IMC e foram utilizados os testes “levantar e sentar da cadeira”, “levantar, percorrer 2,44m e voltar a sentar” e “teste de preensão manual”, e para a avaliação do bem-estar foram utilizadas as escalas PANAS, SWLS e SVS, sendo o WHOQOL-Bref utilizado para a avaliação da qualidade de vida. Além destes instrumentos foi realizado um grupo focal, com 5 participantes no projeto e um questionário de perceção. Verificou-se que após o programa os participantes melhoraram na variável, teste “levantar e sentar na cadeira”, em relação ao momento inicial, destacando-se igualmente o facto do grupo experimental ter apresentado níveis superiores no domínio físico da QV em comparação com o grupo de controlo. Para além disso, os participantes revelaram níveis elevados de satisfação com o programa, e perceção de benefícios físicos e de bem-estar associados ao projeto tendo adotado hábitos saudáveis. A importância de projetos como este foi reconhecida pela comunidade escolar, tendo a Direção da ESFRL atribuído horas específicas para que o Projeto RespirArFundo tenha continuidade neste ano letivo 2021/2022. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202962270 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6770 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Atividade-Física | pt_PT |
dc.subject | Mudança Comportamental | pt_PT |
dc.subject | Bem-Estar | pt_PT |
dc.subject | Qualidade de Vida | pt_PT |
dc.subject | Desporto | pt_PT |
dc.title | Promoção de um estilo de vida ativo na ESFRL | pt_PT |
dc.title.alternative | programa de intervenção para mudança comportamental em professores e funcionários | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Prescrição do Exercicio e Promoção da Saúde | pt_PT |
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