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Promoção de um estilo de vida ativo na ESFRL

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAntunes, Raúl de Sousa Nogueirapt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Marlene Nunes
dc.contributor.authorBrito, Sara Alexandra Gameiro de
dc.date.accessioned2022-03-14T14:05:25Z
dc.date.available2022-03-14T14:05:25Z
dc.date.issued2022-02-04
dc.description.abstractO Projeto RespirArFundo foi implementado na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (ESFRL) entre os meses de janeiro e junho de 2021 e procurou avaliar o efeito de um programa de intervenção, com vinte e duas “sessões teórico-práticas” (onze, online devido ao confinamento) com diferentes tipos de atividades, na aptidão física, bem-estar e qualidade de vida em professores e funcionários da ESFRL. Além disso, avaliar os níveis de satisfação dos participantes com o projeto e identificar as principais barreiras e facilitadores à sua participação, foram outros dos objetivos. A amostra foi constituída por 26 profissionais da ESFRL (19 professores e 7 funcionários não docentes), sendo na sua maioria (92,3%) do género feminino, com uma média de idades de 53,66 anos. Para avaliação da aptidão física foi avaliado o IMC e foram utilizados os testes “levantar e sentar da cadeira”, “levantar, percorrer 2,44m e voltar a sentar” e “teste de preensão manual”, e para a avaliação do bem-estar foram utilizadas as escalas PANAS, SWLS e SVS, sendo o WHOQOL-Bref utilizado para a avaliação da qualidade de vida. Além destes instrumentos foi realizado um grupo focal, com 5 participantes no projeto e um questionário de perceção. Verificou-se que após o programa os participantes melhoraram na variável, teste “levantar e sentar na cadeira”, em relação ao momento inicial, destacando-se igualmente o facto do grupo experimental ter apresentado níveis superiores no domínio físico da QV em comparação com o grupo de controlo. Para além disso, os participantes revelaram níveis elevados de satisfação com o programa, e perceção de benefícios físicos e de bem-estar associados ao projeto tendo adotado hábitos saudáveis. A importância de projetos como este foi reconhecida pela comunidade escolar, tendo a Direção da ESFRL atribuído horas específicas para que o Projeto RespirArFundo tenha continuidade neste ano letivo 2021/2022.pt_PT
dc.identifier.tid202962270pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6770
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectAtividade-Físicapt_PT
dc.subjectMudança Comportamentalpt_PT
dc.subjectBem-Estarpt_PT
dc.subjectQualidade de Vidapt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.titlePromoção de um estilo de vida ativo na ESFRLpt_PT
dc.title.alternativeprograma de intervenção para mudança comportamental em professores e funcionáriospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Prescrição do Exercicio e Promoção da Saúdept_PT

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