Publication
Os instrumentos de identificação das perturbações da aprendizagem específicas em contexto de 1º ciclo
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.author | Francisco, Elsa Margarida da Silva Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T11:57:46Z | |
dc.date.available | 2021-02-09T11:57:46Z | |
dc.date.issued | 2020-11-05 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem como principal objetivo conhecer os instrumentos de avaliação, no âmbito da avaliação compreensiva, disponíveis aos professores de 1.º ciclo, conhecidos e utilizados por estes, para a identificação de dificuldades específicas de aprendizagem, bem como a importância que atribuem à identificação das PAE e ao seu papel enquanto parte de uma equipa multidisciplinar e para uma intervenção o mais eficaz possível, como é promulgada na legislação vigente de acordo com o DEC. Lei – 54/2018 onde é evidenciada a importância do Desenho Universal das Aprendizagens. Participaram no estudo, através de uma entrevista semiestruturada, professores a exercer funções no 1.º ciclo com a função de professores titulares ou de professores de apoio. Para uma análise fundamentada são descritos alguns testes de identificação de Dificuldades de Aprendizagem, é exposto o que tem vindo a ser legislado para a Educação Inclusiva bem como o que têm vindo a ser problematizado teoricamente sobre o assunto: O professor de 1.º ciclo como parte de uma equipa multidisciplinar e Desenho Universal da Aprendizagem. Este estudo permite caraterizar a perceção dos professores em relação aos Instrumentos de Identificação das Dificuldades dos alunos, como auxílio para uma intervenção precoce, precisa e eficaz. Os resultados relevam que os instrumentos de identificação de Dificuldades de Aprendizagem são, na sua grande maioria, desconhecidos pelos professores. Mesmo quando os conhecem, não são utilizados com frequência, reconhecendo, no entanto, que se se tivessem formação acerca da sua aplicação seriam uma grande ajuda para identificar necessidades, definir estratégias e alcançar o sucesso. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202627640 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5305 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.title | Os instrumentos de identificação das perturbações da aprendizagem específicas em contexto de 1º ciclo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- tese_ELSA Francisco_com_SEM ANEXOS.pdf
- Size:
- 1.76 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: