Repository logo
 
Publication

Gestão de processos e identificação de oportunidades de melhoria em serviço de reparação automóvel

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Hélder Manuel Ferreira
dc.contributor.authorSilva, Rafael Mateus
dc.date.accessioned2018-06-18T13:52:04Z
dc.date.available2018-06-18T13:52:04Z
dc.date.issued2018-05-11
dc.description.abstractO ramo automóvel de após-venda em Portugal tem uma grande expressão económica e está em constante mudança. Os clientes estão cada vez mais informados e a sua exigência quanto ao serviço prestado é cada vez maior. Existe por isso, uma necessidade crescente de atualização, melhoria contínua e inovação por parte das empresas para que consigam satisfazer as necessidades dos seus clientes. O presente relatório apresenta as principais atividades desempenhadas no âmbito do estágio do Mestrado em Engenharia Automóvel. O estágio decorreu na sede de uma conceituada empresa do sector automóvel, cuja principal área de negócio é a prestação de serviços de reparação técnica de componentes automóveis. O estágio decorreu nas áreas técnicas da empresa (componentes Diesel, turbocompressores e caixas de velocidades), na secção oficinal e receção. Na secção dedicada à área técnica de componentes Diesel são apresentados os procedimentos gerais da secção e um caso de estudo com uma descrição detalhada de todas as etapas da reparação. Na área de turbocompressores são apresentadas as principais etapas de reparação de um turbocompressor e alguns exemplos de anomalias identificadas. Na área das caixas de velocidades, é apresentado o processo de reparação de uma caixa de velocidades automática e os equipamentos necessários para reparar os seus principais componentes. Na área oficinal é realizada uma abordagem geral à gestão de processos e aos procedimentos dos serviços de reparação e manutenção automóvel. Por fim, na receção são explicados os principais procedimentos a executar enquanto rececionista. Ao longo do relatório serão apresentadas diversas oportunidades de melhoria, algumas delas implementadas no decorrer do estágio.pt_PT
dc.identifier.tid201932121pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3292
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAftermarketpt_PT
dc.subjectRepair and maintenance procedurespt_PT
dc.subjectImprovementpt_PT
dc.titleGestão de processos e identificação de oportunidades de melhoria em serviço de reparação automóvelpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMeestrado em Engenharia Automóvelpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatorio de estagio_Rafael Silva.pdf
Size:
9.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: