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  • Relatório de estágio no Hotel Sana Silver Coast: implementação de visitas de cliente mistério na SANA Hotels
    Publication . Dinis, João Pedro Nobre; Almeida, Anabela Clemente Elias
    Este relatório de estágio integra a fase final do Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche, e tem como objetivo a implementação de visitas de cliente mistério na SANA Hotels, tendo como projeto piloto o SANA Silver Coast.O estágio teve a duração de 1 620 (mil seiscentas e vinte) horas, totalizando nove meses, entre dezembro de 2015 e agosto de 2016, no Hotel SANA Silver Coast em Caldas da Rainha. A dinâmica do mercado atual em constante mutação torna-o cada vez mais exigente, obrigando as empresas a acompanhar de forma constante as mudanças rápidas e muitas vezes inesperadas. É neste contexto que o valor da gestão da qualidade se torna essencial para as organizações. O presente relatório mostra a concepção de um projeto real de desenvolvimento e implementação de visitas de cliente mistério levada a cabo por uma organização ligada à hotelaria, tendo como objetivo analisar a sua eficiência. O documento começa por caracterizar a cadeia hoteleira, seguido da caracterização do SANA Silver Coast. No capitulo seguinte é apresentado o enquadramento do estágio, referindo o seu objetivo e principais atividades desenvolvidas. No seguimento, é exposta de forma detalhada a metodologia para a construção dos questionários de análise ao cumprimento dos procedimentos e descreve também a formação técnica ao longo de todo o projeto a que os colaboradores do departamento de F&B foram submetidos. Após recolhida a informação das visitas do cliente mistério, a informação é tratada e apresentada sob a forma de relatórios contendo a interpretação dos resultados. O relatório termina com algumas conclusões críticas sobre o projeto e são elaboradas algumas sugestões para estudos futuros. Este estudo permite perceber se esta ferramenta produz efetivamente uma melhoria no cumprimento dos standards num contexto prático e funciona como um projeto piloto, estando preparado para ser replicado nos restantes hotéis da cadeia.
  • Implementation of mystery shopping in hotel management: practical overview in F&B
    Publication . Dinis, João; Elias-Almeida, Anabela
    The dynamic of the present ever-changing market makes service quality management increasingly demanding, compelling organizations to monitor constantly the rapid changes that are often unexpected. It is in this context that quality management value becomes essential for organizations. Mystery Shopping has become an accepted method of performance measurement in many industries. Therefore, the goal of this research is to present the development and implementation of mystery shopping tool carried out by a Portuguese hotel chain with the final purpose of analyzing its efficiency. This paper shows the methodology towards the construction of the questionnaires that analyze the compliance with the standards, and also describes the technical training throughout the project to which the employees of the Food and Beverage (F&B) department were submitted as well as a comprehensive mystery shopper training program to ensure consistency of quality in the assessment process. After collecting the information of the mystery shopper audits, the information is processed and presented as reports containing the interpretation of the results. The results indicate that an ongoing process of mystery shopping visits can contribute for a short-term improvement in quality service results. This study contributes to the Mystery Shopping research stream by empirically testing if the tool effectively produces an improvement in compliance with the standards in a practical context. Further, this study proposes future research directions.