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Implementação do balanced scorecard a uma empresa na área da construção civil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Susana Cristina Serrano Fernandes
dc.contributor.authorSilva, Pedro Micael Santos
dc.date.accessioned2019-01-14T14:50:42Z
dc.date.available2019-01-14T14:50:42Z
dc.date.issued2018-11-27
dc.description.abstractNo paradigma atual das organizações, num mercado cada vez mais competitivo, a gestão estratégica torna-se fundamental. Esta pode trazer ganhos às empresas, oferecendo uma vantagem competitiva em relação aos seus pares. O Balanced Scorecard (BSC) como sistema de gestão estratégica permite impulsionar o desempenho de uma organização, possibilitando uma visão atual e futura de negócio. O Balanced Scorecard permite o alinhamento entre o planeamento estratégico e as atividades operacionais da empresa por meio da formulação de objetivos financeiros e não financeiros, iniciativas, indicadores e metas para as quatro perspetivas que compõem o sistema (financeira, clientes, processos internos e recursos). Desta forma é assegurada a tradução da missão e estratégia nas atividades da empresa, existindo avaliação destas últimas por forma a perceber como a estratégia de uma organização está a ser cumprida. O presente projeto pretende implementar o Balanced Scorecard numa pequena e média empresa (PME) que opera no setor da construção civil e que possui uma fraca cultura de gestão estratégica, não possuindo a estratégia traduzida e materializada nas suas atividades. Deste modo, foram definidos e clarificados os pilares do sistema BSC (missão, visão e valores) assim como a estratégia da organização. Foram definidas iniciativas para os objetivos estratégicos, os indicadores e as metas a atingir para cada uma das quatro perspetivas tendo em conta as relações de causa-efeito entre elas. A metodologia seguida neste projeto foi a proposta por Niven (2002) e por Jordan et. al (2011). Os resultados deste projeto revelam que a implementação do BSC melhora o desempenho da empresa e o alinhamento da estratégia para com os seus objetivos. Contudo, dada a dimensão da empresa, uma PME, o desdobramento dos objetivos estratégicos em cascata não faz sentido. Os resultados sugerem ainda que a implementação do BSC deve ser acompanhada por outros sistemas de controlo e avaliação das atividades da empresa, designadamente, sistemas de controlo de qualidade como a ISO 9001 ou a marcação CE.pt_PT
dc.identifier.tid202139018pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3721
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBalanced Scorecardpt_PT
dc.subjectPMEpt_PT
dc.subjectConstrução civilpt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.titleImplementação do balanced scorecard a uma empresa na área da construção civilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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