Repository logo
 
Publication

Comunidades de prática e o uso do WhatsApp

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorFonseca, Marta Sofia Abreu da
dc.contributor.authorSilva, Susana Margarida Marques Cerejeira da
dc.date.accessioned2025-04-01T13:03:28Z
dc.date.available2025-04-01T13:03:28Z
dc.date.issued2024-11-19
dc.description.abstractA escola necessita criar modelos de ação que promovam o desenvolvimento e a aprendizagem com base nas interações e no conhecimento coletivo, dotando-a de estruturas dinâmicas e abertas para uma abordagem inclusiva, onde o foco esteja na colaboração, desafiando a sua visão individualista. Atendendo ao facto de a aprendizagem ser situada social e culturalmente e vivermos numa era do conhecimento e da colaboração, este trabalho pretende abordar o conceito “Comunidades de Prática” (CoP), através de um quadro teórico que o sustenta, enquanto espaço de partilha e construção de conhecimentos com o objetivo maior de compreender o seu contributo para a promoção de uma boa comunicação e interação dos indivíduos envolvidos, através de uma aprendizagem coletiva, realçando características chave que lhe dão especificidade e individualidade. O envolvimento ativo dos pais na escola não só fortalece os laços familiares, como enriquece o processo educativo. Uma interação partilhada permite identificar dificuldades e celebrar vitórias. De forma breve, abordarei o uso universal das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que estão presentes em qualquer hora e lugar e que alteraram a forma como percecionamos o mundo e estabelecemos relações uns com os outros. Uma comunicação aberta, informada e frequente ajuda a criar uma base sólida de confiança e colaboração, essencial para o bem-estar de toda a comunidade educativa. Neste estudo procura-se compreender como a escola poderá beneficiar ao implementar, de uma forma sustentada, a comunicação e a interação com pais, fomentando Comunidades de Prática com o uso de plataformas digitais, como o WhatsApp. Verificou-se que o uso do WhatsApp pode contribuir para melhorar a comunicação e colaboração entre a escola e as famílias, sendo uma ferramenta que facilita a construção de um ambiente mais participativo e colaborativo.por
dc.identifier.tid203930940
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/12735
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectComunicação
dc.subjectComunidades de Prática
dc.subjectPais
dc.subjectPráticas Colaborativas
dc.subjectPré-escolar
dc.subjectWhatsApp
dc.titleComunidades de prática e o uso do WhatsApppor
dc.title.alternativeUm possível caminho na interação entre Pais e Escola na Educação Pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica das TIC

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
relatorio-projeto-susana-vieira_após correções formais.pdf
Size:
4.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: