Publication
Comunidades de prática e o uso do WhatsApp
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Marta Sofia Abreu da | |
dc.contributor.author | Silva, Susana Margarida Marques Cerejeira da | |
dc.date.accessioned | 2025-04-01T13:03:28Z | |
dc.date.available | 2025-04-01T13:03:28Z | |
dc.date.issued | 2024-11-19 | |
dc.description.abstract | A escola necessita criar modelos de ação que promovam o desenvolvimento e a aprendizagem com base nas interações e no conhecimento coletivo, dotando-a de estruturas dinâmicas e abertas para uma abordagem inclusiva, onde o foco esteja na colaboração, desafiando a sua visão individualista. Atendendo ao facto de a aprendizagem ser situada social e culturalmente e vivermos numa era do conhecimento e da colaboração, este trabalho pretende abordar o conceito “Comunidades de Prática” (CoP), através de um quadro teórico que o sustenta, enquanto espaço de partilha e construção de conhecimentos com o objetivo maior de compreender o seu contributo para a promoção de uma boa comunicação e interação dos indivíduos envolvidos, através de uma aprendizagem coletiva, realçando características chave que lhe dão especificidade e individualidade. O envolvimento ativo dos pais na escola não só fortalece os laços familiares, como enriquece o processo educativo. Uma interação partilhada permite identificar dificuldades e celebrar vitórias. De forma breve, abordarei o uso universal das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que estão presentes em qualquer hora e lugar e que alteraram a forma como percecionamos o mundo e estabelecemos relações uns com os outros. Uma comunicação aberta, informada e frequente ajuda a criar uma base sólida de confiança e colaboração, essencial para o bem-estar de toda a comunidade educativa. Neste estudo procura-se compreender como a escola poderá beneficiar ao implementar, de uma forma sustentada, a comunicação e a interação com pais, fomentando Comunidades de Prática com o uso de plataformas digitais, como o WhatsApp. Verificou-se que o uso do WhatsApp pode contribuir para melhorar a comunicação e colaboração entre a escola e as famílias, sendo uma ferramenta que facilita a construção de um ambiente mais participativo e colaborativo. | por |
dc.identifier.tid | 203930940 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/12735 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Comunicação | |
dc.subject | Comunidades de Prática | |
dc.subject | Pais | |
dc.subject | Práticas Colaborativas | |
dc.subject | Pré-escolar | |
dc.subject | ||
dc.title | Comunidades de prática e o uso do WhatsApp | por |
dc.title.alternative | Um possível caminho na interação entre Pais e Escola na Educação Pré-escolar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- relatorio-projeto-susana-vieira_após correções formais.pdf
- Size:
- 4.16 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: