Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Aprendendo hábitos alimentares saudáveis – um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorSantos, Ana Catarina Rodrigues dos
dc.date.accessioned2019-01-23T14:25:50Z
dc.date.available2019-01-23T14:25:50Z
dc.date.issued2018-10-15
dc.description.abstractEste relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e centra-se em duas distintas dimensões: a reflexiva e a investigativa. Na dimensão reflexiva encontram-se reflexões críticas e fundamentadas que apresentam as minhas experiências, descobertas e aprendizagens mais significativas ao longo dos diferentes contextos de intervenção, particularmente no contexto de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A dimensão investigativa apresenta um estudo realizado numa turma de 2.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo caso que se situa num paradigma “sócio-crítico”. Após compreender o conhecimento destas crianças acerca de uma alimentação saudável e as suas preferências delineou-se uma sequência de propostas educativas de modo a promover entre os alunos hábitos alimentares saudáveis. O principal objetivo deste estudo visa avaliar o impacto dessas propostas educativas, de modo a adotar ações que permitam a melhoria dos conhecimentos e dos hábitos alimentares das crianças. Para o efeito, os dados recolhidos através de questionários, entrevistas, produções dos alunos permitiram encontrar categorias de registo e análise de modo a inferir que as crianças em estudo modificaram comportamentos alimentares, ingerindo fruta ao lanche. Os resultados também revelaram, que apesar de possuírem um maior conhecimento relativo a hábitos e preferências alimentares saudáveis, admitem que não vão alterar os seus hábitos alimentares, embora assumam o consumo em menores quantidades ou em menos vezes, de alimentos menos saudáveis. Os resultados, indiciam que estratégias pedagógicas diversificadas podem contribuir para a aprendizagem, tomada de consciência e alteração de hábitos alimentares saudáveis. Estes resultados reforçam a importância da coexistência da Educação para a Saúde num Currículo multidisciplinar, também como, edificam o papel do professor na orientação e fomentação de atitudes alimentares saudáveis nas crianças.pt_PT
dc.identifier.tid202153355pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3759
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEducação alimentarpt_PT
dc.subjectHábitos alimentares saudáveispt_PT
dc.subjectMetodologia por projetopt_PT
dc.subjectMovimento da Escola Modernapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica: Aprendendo hábitos alimentares saudáveis – um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Versaoposdefesa_AnaCatarinaSantos.pdf
Size:
6.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: