Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.98 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Atualmente, os videojogos são os maiores geradores de receitas de entretenimento, com dois grandes exemplos sendo o Fortnite (desenvolvido em Unreal Engine 4), e o Grand Theft Auto V. Ambos apresentam compras dentro do jogo, este modelo de rendimento é adotado muito frequentemente por jogos mobile.
Este projeto consiste no desenvolvimento de um jogo utilizando o Unreal Engine 4 (UE4) e alcançar sincronização em rede. O jogo elaborado pode ser simplesmente descrito como um jogo de futebol com armas e habilidades, contendo multijogador local e multijogador em rede. O jogo implementado também apresenta inteligência artificial para as unidades não controladas pelo jogador. É programado em C++ e Blueprints que se trata da linguagem de Visual Scripting do UE4. Os elementos básicos desta são: nodes, events, functions, parameters, entre outros.
Os maiores obstáculos durante o desenvolvimento deste projeto foram aprender UE4 e como sincronizar tudo corretamente na parte da rede. O projeto começou como uma pesquisa sobre o funcionamento interno do UE4, e seguido da adição de componentes simples e depois dos mais complicados. Adicionando primeiro os personagens, a bola, a câmara, animações, habilidades, a Inteligência Artificial (IA), as regras de jogo e finalmente multijogador em rede e multijogador local. A maioria dos objetos foram criados tendo como base uma classe C++, sendo posteriormente criada uma blueprint que herda da classe correspondente em C++, de forma a que haja uma estrutura base feita em C++ e seja só necessária a alteração do aspeto visual e os valores default no lado da Blueprint correspondente. Todos os objetivos definidos neste projeto foram concluídos.
Em conclusão, muito foi aprendido durante o desenvolvimento deste projeto, no que diz respeito ao funcionamento do Unreal Engine 4, ao necessário para executar um jogo no Engine e conhecimento adicional na área do desenvolvimento dos videojogos.
Description
Keywords
Unreal Engine 4 Video games Blueprints Artificial Language Network Multiplayer C++