Publication
A Biblioteca vai à escola
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Magueta, Lúcia Grave | |
dc.contributor.advisor | Carreira, Ana Margarida d' Aires Pinto Basto | |
dc.contributor.author | Henriques, Guida Ribeiro Tomé | |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T11:38:25Z | |
dc.date.available | 2020-02-07T11:38:25Z | |
dc.date.issued | 2019-11-14 | |
dc.description.abstract | O presente relatório apresenta um projeto de intervenção realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cuja investigação,realizada paralelamente à intervenção, pretendeu compreender em que medida é que as linguagens artísticas experimentadas pelas crianças, no âmbito da animação da leitura, contribuíram para as suas aprendizagens, bem como para o desenvolvimento da sua criatividade. As experiências realizaram-se num ambiente de educação formal, onde as crianças puderam demonstrar as suas capacidades criativas em produções que integravam as linguagens plástica, musical e teatral aliadas à escrita criativa. O projeto, inicialmente acolhido nas iniciativas de uma biblioteca municipal, procurou também realçar a importância desta instituição enquanto recurso pedagógico existente na comunidade. A intervenção realizada seguiu uma metodologia de investigaçãoação, de caráter qualitativo. Assim sendo, o processo estruturou-se nas fases de diagnóstico, planificação da ação, implementação e apresentação e discussão de resultados. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas a observação participante, a entrevista e o registo fotográfico, tendo sido construídos um diário de bordo, grelhas de observação e guiões de entrevista, tendo em conta os objetivos da intervenção e investigação desenvolvidas. As principais conclusões indicam que os alunos envolvidos ganharam uma maior familiaridade com as linguagens artísticas, sobretudo a plástica e a teatral, notandose menos receosos ao arriscar experiências novas. Indicam, ainda, que a oportunidade de conhecerem momentos da História de Portugal através dos contos da escritora local Vanda Furtado Marques fez despoletar uma nova relação com a biblioteca escolar, tendo havido posteriormente à realização do projeto um maior interesse dos alunos pela leitura destes livros e por este espaço escolar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202431975 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4643 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Animação da leitura | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | Linguagem artística | pt_PT |
dc.subject | História local | pt_PT |
dc.subject | Biblioteca | pt_PT |
dc.title | A Biblioteca vai à escola | pt_PT |
dc.title.alternative | A integração das linguagens plástica, musical e teatral em atividades de animação da leitura | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A BIBLIOTECA VAI À ESCOLA - relatório de projeto Guida Henriques.pdf
- Size:
- 3.06 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: