Repository logo
 
Publication

Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Noémia de Oliveira
dc.contributor.advisorNunes, Susana Margarida da Costa
dc.contributor.authorGomes, Márcia Alexandra Costa
dc.date.accessioned2024-01-31T11:41:57Z
dc.date.available2024-01-31T11:41:57Z
dc.date.issued2022-02-09
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, em 2019/2020 e 2020/2021, oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Na primeira parte do relatório, intitulada Dimensão Reflexiva, relata-se criticamente o percurso que foi realizado ao longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos educativos (1.º e 2.º CEB), fazendo-se referência a experiências, dificuldades, desafios e aprendizagens. Na segunda parte do relatório, designada Dimensão Investigativa, apresenta-se um estudo investigativo desenvolvido numa turma de 5.º ano de escolaridade, durante o 2.º ano de Prática Pedagógica, na disciplina de Português, numa lógica de aprendizagem pela descoberta, de acordo com uma metodologia de ensino específica – o Laboratório Gramatical. Tendo em conta a abordagem metodológica privilegiada e o contexto em que a mesma foi implementada, este estudo teve como objetivo responder à seguinte questão problema: De que forma poderão ser desenvolvidas atividades centradas na aprendizagem pela descoberta relacionadas com o ensino da gramática no 2.º CEB em contexto de pandemia? Os resultados alcançados revelam que, mesmo em contexto de pandemia, quer na modalidade de ensino presencial quer na modalidade de ensino não presencial, é possível proporcionar aprendizagens significativas, ao nível do conhecimento linguístico e metalinguístico (funções sintáticas, classes de palavras, modalidades de reprodução do discurso), centradas em atividades pela descoberta, que poderão ser produtivas e eficientes.pt_PT
dc.identifier.tid203494431pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9378
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino da gramáticapt_PT
dc.subjectEnsino não presencialpt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectLaboratório gramaticalpt_PT
dc.subjectGrammar teachingpt_PT
dc.subjectNonpresential learningpt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectGrammar laboratory.pt_PT
dc.titleRefletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensinopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_Márcia Gomes_após correções formais.pdf
Size:
4.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: