Repository logo
 
Publication

A síntese como género escolar transdisciplinar

dc.contributor.authorJorge, Noémia de Oliveira
dc.date.accessioned2025-07-31T12:50:56Z
dc.date.available2025-07-31T12:50:56Z
dc.date.issued2019-12-31en_US
dc.date.updated2025-07-25T18:13:44Z
dc.description.abstractA síntese é um género textual cujo domínio se revela fundamental para o desempenho de tarefas socioprofissionais e académicas. A sua apropriação não é feita de forma espontânea, mas decorre essencialmente da aprendizagem formal, em contexto escolar, sobretudo no ensino secundário, nomeadamente na disciplina de Português. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a didatização do género textual síntese, focando-se o funcionamento social do género e a sua transposição didática nos programas curriculares do ensino secundário e em manuais escolares de Português. Por fim, apresentar-se-ão algumas propostas de didatização do género, assentes em três pilares: observação/análise de textos autênticos; produção textual regulada pelas características do género; reflexão metalinguística.por
dc.description.abstractSynthesis is a textual genre and its domination is essential for socio-professional and academic tasks. Its appropriation is not made in a spontaneous way, but, most of the times, it takes place in a formal situation of learning, in a school context, namely in the Portuguese Language class. In this article, we present a reflection on the teaching of the textual genre synthesis, in the perspective of textual genres teaching – we focus on the social functioning of this genre and its didactic transposition in the current curricular programs, as well as in school manuals. Finally, we present some suggestions for teaching this genre, which are based on three principles: observation/ analysis of authentic texts; textual production regulated by the characteristics of the genre; metalinguistic reflection.eng
dc.description.abstractLa síntesis es un género textual cuyo dominio se muestra fundamental para el desempeño de actividades en el ámbito social, profesional y académico. Su apropiación no se hace de forma espontánea, pero transcurre del aprendizaje formal, en el contexto escolar, principalmente en la asignatura de portugués. En este artículo se presenta una reflexión sobre el didactismo del género textual síntesis, en una lógica de enseñanza de los géneros textuales – centrándonos en el funcionamiento social del género y su trasposición didáctica en los programas curriculares actuales y en los manuales escolares. Por último, se presentarán algunas propuestas de didactismo del género, basadas en tres pilares: observación/análisis de textos auténticos; producción textual regulada por las características del género; reflexión metalingüística.spa
dc.description.versionN/A
dc.identifier.citationJorge, N. O. (2019). A síntese como género escolar transdisciplinar: The synthesis as transdisciplinary school genre. Revista Portuguesa De Educação, 32(2), 150–170. https://doi.org/10.21814/rpe.15140
dc.identifier.doi10.21814/rpe.15140en_US
dc.identifier.issn2183-0452en_US
dc.identifier.issn0871-9187en_US
dc.identifier.slugcv-prod-1199824
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13815
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade do Minho
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/15140
dc.subjectSíntese
dc.subjectGénero de texto
dc.subjectGénero transdisciplinar
dc.subjectSíntesis
dc.subjectGénero de texto
dc.subjectGénero transdisciplinario
dc.subjectSynthesis
dc.subjectTextual genre
dc.subjectTransdisciplinary genre
dc.titleA síntese como género escolar transdisciplinarpor
dc.typeresearch articleen_US
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage170
oaire.citation.issue2en_US
oaire.citation.startPage150
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãoen_US
oaire.citation.volume32en_US
person.familyNameJorge
person.givenNameNoémia de Oliveira
person.identifier.ciencia-idDE1C-4905-77F4
person.identifier.orcid0000-0002-1909-5762
rcaap.cv.cienciaidDE1C-4905-77F4 | Noémia de Oliveira Jorge
rcaap.rightsopenAccessen_US
relation.isAuthorOfPublication22165889-650a-4b9b-9b68-a790d72a801f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery22165889-650a-4b9b-9b68-a790d72a801f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Jorge_2019_sintese_genero.pdf
Size:
3.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: