Publication
Da teoria à prática: um olhar reflexivo sobre o brincar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.author | Chaveiro, Ana Cláudia Vicente | |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T14:10:26Z | |
dc.date.available | 2024-06-18T14:10:26Z | |
dc.date.issued | 2024-05-27 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado, relativa ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado entre os anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. No que à organização deste relatório diz respeito, este encontra-se dividido em duas partes, a saber, a Dimensão Reflexiva – subdivida em três capítulos – e a Dimensão Investigativa, subdividida, por sua vez, em cinco capítulos. Relativamente à primeira parte, esta espelha o percurso vivido ao longo das Práticas de Ensino Supervisionado, no qual são apresentadas as vivências mais significativas em Educação de Infância – Creche e Jardim de Infância – e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne à segunda parte, nesta apresenta-se o ensaio investigativo de natureza qualitativa, realizado no contexto de Jardim de Infância com um grupo de cinco crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O objetivo principal desta investigação prende-se com a perceção do brincar por parte das crianças e da educadora responsável pela sala, tendo sido utilizada a observação e a realização de entrevistas como instrumentos de recolha de dados. Os resultados obtidos evidenciaram que as crianças revelam hesitações face ao que é para si brincar, comparando esta prática muitas vezes com as propostas de cariz orientado. Porém, todas as crianças mostraram perceber a importância que este ato apresenta na sua vida, bem como na vida das crianças em geral. Em contrapartida, e de forma a confrontar resultados, a visão da educadora difere da das crianças, sendo uma visão mais abrangente, como já era expectável. Por fim, a redação deste relatório foi um elemento fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203650280 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9717 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Brincar livre | pt_PT |
dc.subject | Infância | pt_PT |
dc.subject | Conceção do brincar | pt_PT |
dc.subject | Educação Pre-escolar | pt_PT |
dc.title | Da teoria à prática: um olhar reflexivo sobre o brincar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Prática de Ensino Supervisionada_Ana Chaveiro.pdf
- Size:
- 2.05 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: