Repository logo
 
Publication

A Comunicação entre professores do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino secundário e jovens com Síndrome de Down

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de
dc.contributor.authorGouveia, Sandra Maria dos Santos Alves Duarte
dc.date.accessioned2018-02-07T12:47:14Z
dc.date.available2018-02-07T12:47:14Z
dc.date.issued2017-12-14
dc.description.abstractOs indivíduos com Síndrome de Down (SD) detêm um perfil característico de linguagem e comunicação, caracterizado por pontos fortes e dificuldades, resultando num conjunto particular de desafios em ambiente escolar. Sendo a comunicação o processo pelo qual o ser humano troca informação com os seus pares e, como tal, um fator crítico no processo de ensino e aprendizagem, acaba por ser menos acessível aos alunos com Síndrome de Down. É importante perceber se as escolas do ensino regular, bem como os professores que nelas lecionam, estão preparadas para receber alunos com SD de forma inclusiva. A presente dissertação teve como objetivo o estudo, caracterização e compreensão dos mecanismos de comunicação entre os professores e alunos com SD, em particular o papel de estratégias e ferramentas de comunicação aumentativa e alternativa, identificação de oportunidades de melhoria e recursos para o incremento da eficiência do processo de comunicação em contexto de sala de aula. Neste sentido, efetuou-se um estudo para perceber se os professores estão sensibilizados para esta problemática e se procuram encontrar estratégias bem como recursos que facilitem e fortaleçam o processo de comunicação na sala de aula, promovendo desta forma inclusiva a motivação e igualdade de oportunidades dos alunos com Síndrome de Down. O presente estudo mostra que os professores, regra geral, usam recursos informáticos para tornarem as aulas mais dinâmicas. Contudo, no que diz respeito ao conhecimento dos Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC) apenas uma minoria dos participantes referiu conhecer. Desta minoria de professores que admitem conhecer os SAAC, poucos usam estes sistemas de comunicação para dinamização das suas aulas.pt_PT
dc.identifier.tid201848996pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3011
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 2º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectComunicação aumentativapt_PT
dc.subjectSíndrome de Downpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.titleA Comunicação entre professores do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino secundário e jovens com Síndrome de Downpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Acessívelpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_Sandra Maria Gouveia.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: