Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Comunicação entre professores do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino secundário e jovens com Síndrome de Down

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório_Sandra Maria Gouveia.pdf1.56 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os indivíduos com Síndrome de Down (SD) detêm um perfil característico de linguagem e comunicação, caracterizado por pontos fortes e dificuldades, resultando num conjunto particular de desafios em ambiente escolar. Sendo a comunicação o processo pelo qual o ser humano troca informação com os seus pares e, como tal, um fator crítico no processo de ensino e aprendizagem, acaba por ser menos acessível aos alunos com Síndrome de Down. É importante perceber se as escolas do ensino regular, bem como os professores que nelas lecionam, estão preparadas para receber alunos com SD de forma inclusiva. A presente dissertação teve como objetivo o estudo, caracterização e compreensão dos mecanismos de comunicação entre os professores e alunos com SD, em particular o papel de estratégias e ferramentas de comunicação aumentativa e alternativa, identificação de oportunidades de melhoria e recursos para o incremento da eficiência do processo de comunicação em contexto de sala de aula. Neste sentido, efetuou-se um estudo para perceber se os professores estão sensibilizados para esta problemática e se procuram encontrar estratégias bem como recursos que facilitem e fortaleçam o processo de comunicação na sala de aula, promovendo desta forma inclusiva a motivação e igualdade de oportunidades dos alunos com Síndrome de Down. O presente estudo mostra que os professores, regra geral, usam recursos informáticos para tornarem as aulas mais dinâmicas. Contudo, no que diz respeito ao conhecimento dos Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC) apenas uma minoria dos participantes referiu conhecer. Desta minoria de professores que admitem conhecer os SAAC, poucos usam estes sistemas de comunicação para dinamização das suas aulas.

Description

Keywords

Ensino básico do 2º ciclo Ensino secundário Inclusão Comunicação aumentativa Síndrome de Down Professores

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License