Repository logo
 
Publication

Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção - Estratégias de intervenção com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorOliveira, Luis Miguel Gonçalves de
dc.contributor.authorAmado, Vanessa Silva da Palma Teixeira
dc.date.accessioned2025-07-02T10:37:02Z
dc.date.available2025-07-02T10:37:02Z
dc.date.issued2025-06-18
dc.descriptionA autora não identifica de forma clara as páginas que pretende disponiblizar e as que pretende em acesso aberto.
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo – Motor, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Trata-se de um estudo de caso realizado numa escola pública do 1.º CEB, com uma turma heterogénea, com o propósito de identificar e analisar estratégias pedagógicas adequadas neste ciclo de ensino, com evidências científicas, para apoiar uma criança diagnosticada com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Este estudo segue uma abordagem qualitativa, com base na recolha de dados provenientes de múltiplas fontes, nomeadamente observações diretas, entrevistas com docentes, e análises de documentos relevantes, nomeadamente Relatório Técnico Pedagógico, Relatório de Avaliação Psicológica e Informação Terapêutica Terapia da fala. O principal objetivo deste estudo consiste na análise do percurso escolar de uma criança com PHDA, explorando o impacto desta condição no seu desempenho académico, adaptação social e dinâmica familiar. Adicionalmente, pretende-se compreender as estratégias e as intervenções implementadas para mitigar os desafios associados a esta perturbação. A questão de partida que orienta este estudo formula-se da seguinte forma: Que estratégias de trabalho podem adotar os professores titulares de turma e professores de educação especial com alunos com PHDA em contexto de 1.º CEB? Para responder a esta questão, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: Identificar e descrever estratégias educativas utilizadas em contexto sala de aula com um aluno com PHDA; conhecer a opinião de uma professora titular de turma sobre a PHDA e estratégias a mobilizar no contexto de turma; conhecer a opinião de uma professora de educação especial sobre a PHDA e as estratégias que mobiliza; perceber o papel da família no processo de aprendizagem do aluno com PHDA. As intervenções analisadas no presente estudo incluíram estratégias pedagógicas diferenciadas e adaptações curriculares, complementadas por uma estreita abordagem colaborativa entre escola, família e especialistas. Os resultados indicam melhorias na capacidade de autorregulação emocional e no desempenho escolar, ainda que persistam desafios significativos relacionados com a consistência das intervenções e a gestão de expectativas de pais e docentes. Conclui-se que a compreensão aprofundada das necessidades individuais da criança, aliada a uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, é fundamental para a promoção da sua aprendizagem e do seu desenvolvimento integral. Este estudo contribui para a literatura existente ao fornecer um exemplo prático da aplicação de estratégias educativas ajustadas às especificidades da PHDA, oferecendo recomendações úteis para profissionais da educação e famílias envolvidas no acompanhamento de crianças com estas características.por
dc.identifier.tid203963237
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13503
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectPHDA
dc.subjectEstratégias de intervenção em PHDA no 1.º CEB
dc.subjectEstudo de caso
dc.subjectIntervenção pedagógica
dc.subjectNecessidades educativas específicas
dc.subjectPerturbação da Hiperatividade
dc.titlePerturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção - Estratégias de intervenção com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DISSERTAÇÃO_FINAL.pdf
Size:
2.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: