Repository logo
 
Publication

Elaboração de um plano de marketing para a SWZ Logistics Solutions, Lda

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Alzira Maria da Ascensão
dc.contributor.authorJosé, Francisco Ribeiro
dc.date.accessioned2020-08-10T14:13:23Z
dc.date.available2020-08-10T14:13:23Z
dc.date.issued2020-06-15
dc.description.abstractO crescimento do e-commerce explica o aparecimento de novas oportunidades de negócio. No entanto, o seu aproveitamento coloca desafios de convergência ao nível da experiência do cliente, obrigando as empresas que operam no mercado tradicional a decidir entre criar uma marca e uma arquitetura do negócio independente ou aproveitar a oportunidade com a marca e estrutura de negócio já existente. O grupo Alfaloc confrontou-se com esse o dilema e optou pela primeira alternativa por acreditar ser mais eficiente na satisfação dos clientes. Criou a SWZ Logistics Solutions, Lda., empresa facilitadora do estágio curricular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), alvo do presente relatório. A formação prática em contexto de trabalho resultou da necessidade de um plano de marketing para assegurar um bom desempenho no mercado. Nesse sentido, o objetivo e atividades de estágio consistiram na elaboração de uma estratégia de marketing. Para o efeito, foi elaborada a recolha de informação durante o estágio, quer por observação direta, quer por entrevista a colegas de trabalho, clientes e fornecedores, entre setembro de 2019 e dezembro de 2019, com o objetivo de dar sustentabilidade à análise ambiente de marketing e, posteriormente, identificar as oportunidades de negócio associadas ao crescimento do e-commerce. Para consubstanciar o relatório, foi elaborada uma revisão da literatura sobre os temas de estratégia nas organizações, estratégias de negócio digital e plano de marketing. O plano de marketing elaborado tem como horizonte temporal o período de três anos (2020 a 2022) e visa implementar a estratégia de lançamento de uma nova marca de serviços de transporte de mercadorias para um segmento de mercado que emerge do e-commerce: pequenos vendedores e compradores (e-sellers e e-buyers). Os objetivos estratégicos do plano atuam sobre quatro eixos estratégicos (Web-Marketing, Parceiros, Branding e Mercado) e passam por melhorar as plataformas digitais, gerir relações com Parceiros/Fornecedores, aumentar o brand equity e aumentar a quota de mercado. A estratégia de marketing-mix, tem como finalidade atrair os clientes usando a força da marca Alfaloc e a política de comunicação adequada ao perfil dos e-buyers e e-sellers. Para implementar a estratégia a efetuar a sua avaliação e controlo foi elaborado um quadro de ação do qual constam os objetivos operacionais e as ações com indicação dos indicadores e metas a atingir distribuídas pelos 3 anos a que refere o plano de marketing.pt_PT
dc.identifier.tid202508919pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5056
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectE-commercept_PT
dc.subjectplano de marketingpt_PT
dc.subjectestratégia de marketingpt_PT
dc.subjecttransporte de mercadoriaspt_PT
dc.titleElaboração de um plano de marketing para a SWZ Logistics Solutions, Ldapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatóriodeEstágioFrancisco.pdf
Size:
1006.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: