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- Os impactos da Indústria 4.0 na Indústria do Mobiliário – Caso de Estudo: Vilar dos PrazeresPublication . Barbosa, Ricardo José Videira; Ferreira, Vítor Hugo SantosA evolução rápida da tecnologia e da globalização alteraram completamente o padrão de consumo tendo por isso originado rápidas inovações e reinvenções industriais de forma a conseguir responder aos desafios económicos e financeiros. A procura por um sistema perfeito de produção e comercialização começou a ser cada vez mais procurado pelos empresários no sentido de realizarem poupanças, aumentar o leque de clientes, a flexibilidade, autonomia e organização. O objetivo desta dissertação é analisar os impactos da indústria 4.0 no setor do mobiliário em Portugal, com enfoque nas empresas da Zona Industrial de Vilar dos Prazeres (ZIVP), com a implementação de soluções, metodologias e processos digitais. Para compreender este impacto, foi realizado um estudo nacional (inquérito às empresas do setor) e um processo de entrevista às empresas, entidades e pessoas que conhecem bem a situação empresarial. Procurou-se desta forma compreender se existe viabilidade de implementação das novas metodologias e se esta nova vertente conseguirá alavancar este caso de estudo. Foi selecionado este caso de estudo pelo seu grande relevo na sociedade local, tal como a situação de decadência que está a acontecer ano após ano. Caso seja implementada a indústria 4.0 nestas empresas o impacto social seria enorme gerando empregabilidade, crescimento social e a autonomia que tinha outrora.
- Elaboração de um plano de marketing para a SWZ Logistics Solutions, LdaPublication . José, Francisco Ribeiro; Marques, Alzira Maria da AscensãoO crescimento do e-commerce explica o aparecimento de novas oportunidades de negócio. No entanto, o seu aproveitamento coloca desafios de convergência ao nível da experiência do cliente, obrigando as empresas que operam no mercado tradicional a decidir entre criar uma marca e uma arquitetura do negócio independente ou aproveitar a oportunidade com a marca e estrutura de negócio já existente. O grupo Alfaloc confrontou-se com esse o dilema e optou pela primeira alternativa por acreditar ser mais eficiente na satisfação dos clientes. Criou a SWZ Logistics Solutions, Lda., empresa facilitadora do estágio curricular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), alvo do presente relatório. A formação prática em contexto de trabalho resultou da necessidade de um plano de marketing para assegurar um bom desempenho no mercado. Nesse sentido, o objetivo e atividades de estágio consistiram na elaboração de uma estratégia de marketing. Para o efeito, foi elaborada a recolha de informação durante o estágio, quer por observação direta, quer por entrevista a colegas de trabalho, clientes e fornecedores, entre setembro de 2019 e dezembro de 2019, com o objetivo de dar sustentabilidade à análise ambiente de marketing e, posteriormente, identificar as oportunidades de negócio associadas ao crescimento do e-commerce. Para consubstanciar o relatório, foi elaborada uma revisão da literatura sobre os temas de estratégia nas organizações, estratégias de negócio digital e plano de marketing. O plano de marketing elaborado tem como horizonte temporal o período de três anos (2020 a 2022) e visa implementar a estratégia de lançamento de uma nova marca de serviços de transporte de mercadorias para um segmento de mercado que emerge do e-commerce: pequenos vendedores e compradores (e-sellers e e-buyers). Os objetivos estratégicos do plano atuam sobre quatro eixos estratégicos (Web-Marketing, Parceiros, Branding e Mercado) e passam por melhorar as plataformas digitais, gerir relações com Parceiros/Fornecedores, aumentar o brand equity e aumentar a quota de mercado. A estratégia de marketing-mix, tem como finalidade atrair os clientes usando a força da marca Alfaloc e a política de comunicação adequada ao perfil dos e-buyers e e-sellers. Para implementar a estratégia a efetuar a sua avaliação e controlo foi elaborado um quadro de ação do qual constam os objetivos operacionais e as ações com indicação dos indicadores e metas a atingir distribuídas pelos 3 anos a que refere o plano de marketing.