Publication
Aprender com a simulação de alta fidelidade
dc.contributor.author | Presado, Maria Helena Carvalho Valente | |
dc.contributor.author | Colaço, Sónia | |
dc.contributor.author | Rafael, Helga | |
dc.contributor.author | Baixinho, Cristina | |
dc.contributor.author | Félix, Isabel | |
dc.contributor.author | Saraiva, Cristina | |
dc.contributor.author | Rebelo, Isilda | |
dc.date.accessioned | 2019-04-12T11:49:08Z | |
dc.date.available | 2019-04-12T11:49:08Z | |
dc.date.issued | 2018-01 | |
dc.description.abstract | A Simulação de Alta-Fidelidade é um método pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem sobre o contributo da Prática Simulada de Alta-Fidelidade para a aprendizagem das suas competências clínicas. Utilizou-se o questionário de autopreenchimento, composto por questões abertas, e a técnica de análise de conteúdo para tratamento do material narrativo segundo Bardin. Com o desenvolvimento do cenário clínico, salienta-se a percepção dos estudantes de enfermagem na aprendizagem de competências profissionais em três domínios, com maior enfoque no da prestação e gestão de cuidados. Concluiu-se que a Simulação de Alta-Fidelidade é um pilar fundamental na formação dos estudantes de enfermagem, o que vem reforçar a prática pedagógica existente. Salientamos a necessidade de reformular os cenários de forma a um maior equilíbrio da aprendizagem nas diferentes dimensões das suas competências profissionais e desenvolver instrumentos de avaliação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Presado, Maria Helena Carvalho Valente, Colaço, Sónia, Rafael, Helga, Baixinho, Cristina Lavareda, Félix, Isabel, Saraiva, Cristina, & Rebelo, Isilda. (2018). Learning with High Fidelity Simulation. Ciência & Saúde Coletiva, 23(1), 51-59. https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018231.23072017 | pt_PT |
dc.identifier.doi | DOI: 10.1590/1413-81232018231.23072017 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1413-8123 | |
dc.identifier.issn | 1678-4561 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3894 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Estudantes | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Competência clínica | pt_PT |
dc.subject | Percepção | pt_PT |
dc.subject | Prática Simulada | pt_PT |
dc.title | Aprender com a simulação de alta fidelidade | pt_PT |
dc.title.alternative | Learning with high fidelity simulation | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Rio de Janeiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 59 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 51 | pt_PT |
oaire.citation.title | Ciências & Saúde Coletiva | pt_PT |
oaire.citation.volume | 23 | pt_PT |
person.familyName | Presado | |
person.familyName | Rafael Henriques | |
person.familyName | Lavareda Baixinho | |
person.givenName | Maria | |
person.givenName | HELGA | |
person.givenName | Cristina | |
person.identifier | 2258923 | |
person.identifier | 2773317 | |
person.identifier | 57203119057 | |
person.identifier.ciencia-id | 2A1B-9D53-ECF5 | |
person.identifier.ciencia-id | 8612-1513-A5A8 | |
person.identifier.ciencia-id | BF1A-C950-8BEE | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6852-7875 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2946-4485 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7417-1732 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57200102292 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57222326104 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cbf7f32d-4330-4a0b-8525-8798ec55ba03 | |
relation.isAuthorOfPublication | 35c2d993-1887-4965-8b83-44c5ab68496f | |
relation.isAuthorOfPublication | b0ae74ed-abba-4718-88f8-9e5c8c8031b0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cbf7f32d-4330-4a0b-8525-8798ec55ba03 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Learning with High Fidelity Simulation.pdf
- Size:
- 156.42 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: