Repository logo
 
Publication

Aprender com a simulação de alta fidelidade

dc.contributor.authorPresado, Maria Helena Carvalho Valente
dc.contributor.authorColaço, Sónia
dc.contributor.authorRafael, Helga
dc.contributor.authorBaixinho, Cristina
dc.contributor.authorFélix, Isabel
dc.contributor.authorSaraiva, Cristina
dc.contributor.authorRebelo, Isilda
dc.date.accessioned2019-04-12T11:49:08Z
dc.date.available2019-04-12T11:49:08Z
dc.date.issued2018-01
dc.description.abstractA Simulação de Alta-Fidelidade é um método pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem sobre o contributo da Prática Simulada de Alta-Fidelidade para a aprendizagem das suas competências clínicas. Utilizou-se o questionário de autopreenchimento, composto por questões abertas, e a técnica de análise de conteúdo para tratamento do material narrativo segundo Bardin. Com o desenvolvimento do cenário clínico, salienta-se a percepção dos estudantes de enfermagem na aprendizagem de competências profissionais em três domínios, com maior enfoque no da prestação e gestão de cuidados. Concluiu-se que a Simulação de Alta-Fidelidade é um pilar fundamental na formação dos estudantes de enfermagem, o que vem reforçar a prática pedagógica existente. Salientamos a necessidade de reformular os cenários de forma a um maior equilíbrio da aprendizagem nas diferentes dimensões das suas competências profissionais e desenvolver instrumentos de avaliação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPresado, Maria Helena Carvalho Valente, Colaço, Sónia, Rafael, Helga, Baixinho, Cristina Lavareda, Félix, Isabel, Saraiva, Cristina, & Rebelo, Isilda. (2018). Learning with High Fidelity Simulation. Ciência & Saúde Coletiva, 23(1), 51-59. https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018231.23072017pt_PT
dc.identifier.doiDOI: 10.1590/1413-81232018231.23072017pt_PT
dc.identifier.issn1413-8123
dc.identifier.issn1678-4561
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3894
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.subjectCompetência clínicapt_PT
dc.subjectPercepçãopt_PT
dc.subjectPrática Simuladapt_PT
dc.titleAprender com a simulação de alta fidelidadept_PT
dc.title.alternativeLearning with high fidelity simulationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiropt_PT
oaire.citation.endPage59pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage51pt_PT
oaire.citation.titleCiências & Saúde Coletivapt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNamePresado
person.familyNameRafael Henriques
person.familyNameLavareda Baixinho
person.givenNameMaria
person.givenNameHELGA
person.givenNameCristina
person.identifier2258923
person.identifier2773317
person.identifier57203119057
person.identifier.ciencia-id2A1B-9D53-ECF5
person.identifier.ciencia-id8612-1513-A5A8
person.identifier.ciencia-idBF1A-C950-8BEE
person.identifier.orcid0000-0002-6852-7875
person.identifier.orcid0000-0003-2946-4485
person.identifier.orcid0000-0001-7417-1732
person.identifier.scopus-author-id57200102292
person.identifier.scopus-author-id57222326104
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcbf7f32d-4330-4a0b-8525-8798ec55ba03
relation.isAuthorOfPublication35c2d993-1887-4965-8b83-44c5ab68496f
relation.isAuthorOfPublicationb0ae74ed-abba-4718-88f8-9e5c8c8031b0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycbf7f32d-4330-4a0b-8525-8798ec55ba03

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Learning with High Fidelity Simulation.pdf
Size:
156.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: