Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
156.42 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A Simulação de Alta-Fidelidade é um método pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem sobre o contributo da Prática Simulada de Alta-Fidelidade para a aprendizagem das suas competências clínicas. Utilizou-se o questionário de autopreenchimento, composto por questões abertas, e a técnica de análise de conteúdo para tratamento do material narrativo segundo Bardin. Com o desenvolvimento do cenário clínico, salienta-se a percepção dos estudantes de enfermagem na aprendizagem de competências profissionais em três domínios, com maior enfoque no da prestação e gestão de cuidados. Concluiu-se que a Simulação de Alta-Fidelidade é um pilar fundamental na formação dos estudantes de enfermagem, o que vem reforçar a prática pedagógica existente. Salientamos a necessidade de reformular os cenários de forma a um maior equilíbrio da aprendizagem nas diferentes dimensões das suas competências profissionais e desenvolver instrumentos de avaliação.
Description
Keywords
Estudantes Enfermagem Competência clínica Percepção Prática Simulada
Pedagogical Context
Citation
Presado, Maria Helena Carvalho Valente, Colaço, Sónia, Rafael, Helga, Baixinho, Cristina Lavareda, Félix, Isabel, Saraiva, Cristina, & Rebelo, Isilda. (2018). Learning with High Fidelity Simulation. Ciência & Saúde Coletiva, 23(1), 51-59. https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018231.23072017