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AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM INGLÊS COM CRIANÇAS DO 2.º ANO DO ENSINO BÁSICO. UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira | |
dc.contributor.author | Abreu, Tiago José Jesus de | |
dc.date.accessioned | 2025-06-23T13:15:11Z | |
dc.date.available | 2025-06-23T13:15:11Z | |
dc.date.issued | 2025-06-05 | |
dc.description.abstract | Na sociedade contemporânea é incontornável discutir educação e a exploração de abordagens pedagógicas inovadoras sem mencionar a utilização de tecnologia. Nativos digitais, os alunos de hoje estão cada vez mais tecnológicos e enfrentam grandes desafios para um futuro, igualmente imerso em tecnologia. Esta investigação tem como objetivo avaliar a contribuição da utilização de jogos digitais interativos no computador para a aquisição de competências nas atividades curriculares de inglês por crianças do 2.º ano do Ensino Básico. Através de um estudo de caso, que inclui a aplicação de questionários aos docentes, a observação e a avaliação formativa dos alunos — tanto na realização de atividades em formato convencional como na utilização de um jogo digital interativo especialmente desenvolvido —, analisa-se e descreve-se o papel destes jogos no processo de aprendizagem. Para além da sua influência na consolidação de conteúdos, no aumento da motivação, no envolvimento e no desempenho dos alunos, foram também recolhidos dados relativos à usabilidade do jogo e dos relatórios do JClic, permitindo a monitorização do progresso dos alunos, com a utilização dos jogos digitais. Os resultados obtidos demonstram que os docentes reconhecem as potencialidades da utilização de jogos digitais interativos em contextos educativos, considerando-os como ferramentas que influenciam positivamente a motivação e o interesse dos alunos na aquisição e consolidação de competências linguísticas em inglês. No que diz respeito ao desempenho académico dos alunos, os resultados deste estudo mostram a existência de diferenças, embora pouco significativas, entre as atividades realizadas de forma convencional e as desenvolvidas com o jogo digital interativo. Com base nestes dados, destaca-se a eficácia do método digital tal como no método tradicional, analógico. Todavia, comprova-se a preferência dos alunos pelo formato digital, o que reflete a crescente relevância da tecnologia na educação. Estas ferramentas podem proporcionar vantagens como feedback imediato, interatividade e acesso a recursos multimodais, enriquecendo assim o processo de aprendizagem. | por |
dc.identifier.tid | 203956249 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13377 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Desenvolvimento de Competências Linguísticas | |
dc.subject | Ensino de Inglês | |
dc.subject | Jogos Digitais Interativos | |
dc.subject | TIC no Currículo | |
dc.title | AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM INGLÊS COM CRIANÇAS DO 2.º ANO DO ENSINO BÁSICO. UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC |