Repository logo
 
Publication

AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM INGLÊS COM CRIANÇAS DO 2.º ANO DO ENSINO BÁSICO. UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorRibeiro, Jaime Emanuel Moreira
dc.contributor.authorAbreu, Tiago José Jesus de
dc.date.accessioned2025-06-23T13:15:11Z
dc.date.available2025-06-23T13:15:11Z
dc.date.issued2025-06-05
dc.description.abstractNa sociedade contemporânea é incontornável discutir educação e a exploração de abordagens pedagógicas inovadoras sem mencionar a utilização de tecnologia. Nativos digitais, os alunos de hoje estão cada vez mais tecnológicos e enfrentam grandes desafios para um futuro, igualmente imerso em tecnologia. Esta investigação tem como objetivo avaliar a contribuição da utilização de jogos digitais interativos no computador para a aquisição de competências nas atividades curriculares de inglês por crianças do 2.º ano do Ensino Básico. Através de um estudo de caso, que inclui a aplicação de questionários aos docentes, a observação e a avaliação formativa dos alunos — tanto na realização de atividades em formato convencional como na utilização de um jogo digital interativo especialmente desenvolvido —, analisa-se e descreve-se o papel destes jogos no processo de aprendizagem. Para além da sua influência na consolidação de conteúdos, no aumento da motivação, no envolvimento e no desempenho dos alunos, foram também recolhidos dados relativos à usabilidade do jogo e dos relatórios do JClic, permitindo a monitorização do progresso dos alunos, com a utilização dos jogos digitais. Os resultados obtidos demonstram que os docentes reconhecem as potencialidades da utilização de jogos digitais interativos em contextos educativos, considerando-os como ferramentas que influenciam positivamente a motivação e o interesse dos alunos na aquisição e consolidação de competências linguísticas em inglês. No que diz respeito ao desempenho académico dos alunos, os resultados deste estudo mostram a existência de diferenças, embora pouco significativas, entre as atividades realizadas de forma convencional e as desenvolvidas com o jogo digital interativo. Com base nestes dados, destaca-se a eficácia do método digital tal como no método tradicional, analógico. Todavia, comprova-se a preferência dos alunos pelo formato digital, o que reflete a crescente relevância da tecnologia na educação. Estas ferramentas podem proporcionar vantagens como feedback imediato, interatividade e acesso a recursos multimodais, enriquecendo assim o processo de aprendizagem.por
dc.identifier.tid203956249
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13377
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectDesenvolvimento de Competências Linguísticas
dc.subjectEnsino de Inglês
dc.subjectJogos Digitais Interativos
dc.subjectTIC no Currículo
dc.titleAQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM INGLÊS COM CRIANÇAS DO 2.º ANO DO ENSINO BÁSICO. UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica das TIC

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatorioProjeto_TiagoAbreu_final_rev.pdf
Size:
9.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: