Repository logo
 
Publication

Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorSousa, Sónia Dias de
dc.date.accessioned2018-06-07T11:23:03Z
dc.date.available2018-06-07T11:23:03Z
dc.date.issued2018-05-11
dc.description.abstractAs atuais orientações do Ministério da Educação apontam para uma escola que crie um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências. Esta escola terá de realizar uma reconfiguração, de modo a ir ao encontro das exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas. Para que ocorra essa reconfiguração, existe um vasto corpo de autores que defende o uso das ferramentas da web 2.0 na sala de aula. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação torna as aulas mais interessantes, motivantes e torna o aluno mais ativo na sua aprendizagem. No entanto, existe um longo percurso a percorrer nas nossas escolas para alterar a metodologia de ensino/aprendizagem/avaliação. Neste sentido, este trabalho procurou investigar se o uso de ferramentas da web 2.0, a ferramenta Plickers, facilita e/ou melhora a avaliação diagnóstica e formativa na disciplina de Ciências Naturais. Também, se pretende investigar se o feedback fornecido pela ferramenta é importante para o aluno aprender a aprender. Para atingir os objetivos da investigação, utilizou-se uma investigação qualitativa, usando estudo de caso como modalidade de pesquisa, com alunos de duas turmas do 6.º ano de Ciências Naturais, de um Agrupamento de Vila Franca de Xira. Os resultados sugerem que a ferramenta utilizada facilitou as avaliações, uma vez que o feedback dado automaticamente, contribuiu para que os alunos tivessem noção das suas lacunas, facilitando uma aprendizagem mais eficiente. A ferramenta melhorou a avaliação, tendo em conta que, os alunos ao saberem as suas lacunas, facilmente construíam conhecimento e desconstruíam conceitos errados. A interação estabelecida com a ferramenta sugere que esta, enquanto tecnologia avaliativa, é relevante para colocar o aluno no centro da aprendizagem, oferecendo motivação e facilita a aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid201925672pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3276
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 2º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectTecnologia educativapt_PT
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_PT
dc.subjectWeb 2.0pt_PT
dc.subjectPlickerspt_PT
dc.titlePlickers como ferramenta de avaliação de aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica das TICpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PLICKERS+COMO+FERRAMENTA+DE+AVALIAÇÃO+DE+APRENDIZAGEM.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: