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Desenvolvimento de uma caixa de velocidades com duas relações para um veículo elétrico de todo-o-terreno
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Coelho, Luís Manuel de Jesus | |
| dc.contributor.advisor | Sousa, Carlos Manuel Pereira da Costa e | |
| dc.contributor.author | Alexandre, Miguel Ângelo Cordeiro | |
| dc.date.accessioned | 2024-09-11T17:54:00Z | |
| dc.date.available | 2024-09-11T17:54:00Z | |
| dc.date.issued | 2024-06-20 | |
| dc.description.abstract | A utilização de novos conceitos e mecanismos de eletrificação na indústria automóvel, tem sido um dos meios fundamentais para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa e a dependência de combustíveis fósseis. Atualmente, são várias as soluções que rumam a esse objetivo, uma delas sendo a conversão de veículos a combustão interna para elétricos. Com esta conversão surge a necessidade de utilizar novos motores elétricos e novas caixas de velocidades. Os motores elétricos apresentam vastas vantagens, uma delas sendo a sua banda de binário e potência ideal para aplicação num veículo. Esta característica faz com que a transmissão seja relativamente mais simples comparativamente à de um automóvel a combustão. A maioria dos fabricantes optam por caixas com uma velocidade única, no entanto, esta solução dependente sobretudo do desempenho do motor. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma caixa de velocidades com duas relações para um veículo todo-o-terreno convertido para um sistema de propulsão elétrica. Será tido em conta o peso e geometria final do conjunto, o custo de fabrico e a eficiência da transmissão. Para criar uma caixa de velocidades eficiente e compacta é necessário ter um cuidado especial durante o desenvolvimento das engrenagens, a escolha dos rolamentos, o método de seleção de engrenagem e outras questões que serão aprofundadas ao longo do trabalho. Após ter sido seguida uma cadência cuidadosa de etapas, é concebido um sistema de transmissão eficiente, versátil e fiável que vai ao encontro dos objetivos propostos. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203697006 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10043 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Engrenagens | pt_PT |
| dc.subject | Rolamentos | pt_PT |
| dc.subject | Redimensionamento | pt_PT |
| dc.subject | Veículos elétricos | pt_PT |
| dc.subject | Caixa de velocidades | pt_PT |
| dc.subject | Crabots | pt_PT |
| dc.title | Desenvolvimento de uma caixa de velocidades com duas relações para um veículo elétrico de todo-o-terreno | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Automóvel | pt_PT |
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