Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolvimento de uma caixa de velocidades com duas relações para um veículo elétrico de todo-o-terreno

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A utilização de novos conceitos e mecanismos de eletrificação na indústria automóvel, tem sido um dos meios fundamentais para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa e a dependência de combustíveis fósseis. Atualmente, são várias as soluções que rumam a esse objetivo, uma delas sendo a conversão de veículos a combustão interna para elétricos. Com esta conversão surge a necessidade de utilizar novos motores elétricos e novas caixas de velocidades. Os motores elétricos apresentam vastas vantagens, uma delas sendo a sua banda de binário e potência ideal para aplicação num veículo. Esta característica faz com que a transmissão seja relativamente mais simples comparativamente à de um automóvel a combustão. A maioria dos fabricantes optam por caixas com uma velocidade única, no entanto, esta solução dependente sobretudo do desempenho do motor. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma caixa de velocidades com duas relações para um veículo todo-o-terreno convertido para um sistema de propulsão elétrica. Será tido em conta o peso e geometria final do conjunto, o custo de fabrico e a eficiência da transmissão. Para criar uma caixa de velocidades eficiente e compacta é necessário ter um cuidado especial durante o desenvolvimento das engrenagens, a escolha dos rolamentos, o método de seleção de engrenagem e outras questões que serão aprofundadas ao longo do trabalho. Após ter sido seguida uma cadência cuidadosa de etapas, é concebido um sistema de transmissão eficiente, versátil e fiável que vai ao encontro dos objetivos propostos.

Description

Keywords

Engrenagens Rolamentos Redimensionamento Veículos elétricos Caixa de velocidades Crabots

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License