Repository logo
 
Publication

Formação e prática em serviço social – estratégias de aproximação às realidades institucionais - “social on-line”

dc.contributor.authorDuarte Santos, Rui
dc.contributor.authorMargarido, Cristóvão
dc.date.accessioned2022-07-20T14:39:08Z
dc.date.available2022-07-20T14:39:08Z
dc.date.issued2017
dc.date.updated2022-07-20T13:38:27Z
dc.description.abstractOs poucos momentos formativos de cariz prático são uma das lacunas permanentemente mencionadas nos inquéritos de avaliação pedagógica, preenchidos pelos alunos do curso de serviço social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPLeiria), no final do ano letivo. Este será, certamente, um problema comum a várias das escolas que lecionam o curso de serviço social, em Portugal. Este fator pode ser explicado, em grande parte, pela insuficiência de recursos materiais para assegurar deslocações em visitas de estudo e planos curriculares com pouca margem para integrar mais momentos de aproximação à prática institucional. Para minimizar esse problema, uma das alternativas utilizadas no curso de Licenciatura em serviço social da ESECS, no ano letivo 2016/2017, foi o lançamento do projeto “social on-line” que pretende promover a aproximação às práticas profissionais com visitas de estudo on-line , realizadas em contexto de sala de aula, via internet para qualquer lugar do mundo onde as práticas em serviço social se desenvolvem. Neste sentido, este estudo tem como principal objetivo analisar o impacto de uma visita de estudo on-line, a uma ERPI (Estrutura Residencial Para Idosos), em alunos do terceiro ano da Licenciatura em serviço social da ESECS-IPL. Esta é uma investigação-ação realizada no distrito de Leiria, no curso de serviço social, da ESECS-IPL. A visita de estudo on-line foi realizada no 1º semestre do ano letivo 2016/2017, a uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), a “Eira da Torre” e contou com a participação de 36 alunos do terceiro ano da Licenciatura em serviço social. A avaliação da atividade ocorreu através da aplicação de um questionário de satisfação aos alunos participantes e duas entrevistas semiestruturadas, uma a um aluno e outra à Assistente Social, Diretora Técnica da instituição, que acompanhou a visita de estudo on-line. Através dos resultados foi possível avaliar a satisfação e envolvimento dos participantes e compreender as principais vantagens e limitações desta metodologia de ensino à distância na formação de futuros assistentes sociais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-84-9177-336-8
dc.identifier.slugcv-prod-851254
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7378
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherThomson Reuterspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEstágiopt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectPráticapt_PT
dc.titleFormação e prática em serviço social – estratégias de aproximação às realidades institucionais - “social on-line”pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEspanhapt_PT
oaire.citation.endPage1137pt_PT
oaire.citation.startPage1131pt_PT
oaire.citation.titleCongresso Estatal e I Congresso de Ibero-Americano de Serviço Social: Comunidades sostenibles: dilemas y retos desde el trabajo.pt_PT
person.familyNameDuarte Santos
person.familyNameMargarido
person.givenNameRui Miguel
person.givenNameCristóvão
person.identifier.ciencia-id3413-36FA-673A
person.identifier.ciencia-idE41E-A656-01A2
person.identifier.orcid0000-0002-0473-8497
person.identifier.orcid0000-0002-2479-5114
rcaap.cv.cienciaid3413-36FA-673A | Rui Miguel Duarte Santos
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication34132db5-2821-4867-9e87-d88b47e67f19
relation.isAuthorOfPublication978d7254-068f-4617-ba71-44cdbfc31cf2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery978d7254-068f-4617-ba71-44cdbfc31cf2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo_nA__3_-_2017_-_Merida_-_social_on.pdf
Size:
683.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: