Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolvimento de uma Unidade de Controlo Eletrónico de baixo custo com base num microcontrolador de 32 bits

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Nos últimos anos o setor automóvel tem assistido a uma constante evolução dos sistemas dos automóveis para fazer face às rigorosas normas que restringem as emissões de poluentes. Também os condutores são cada vez mais exigentes e por isso o consumo de combustível diminuiu e o desempenho dos motores aumentou consideravelmente. Tudo isto foi conseguido com a aplicação e o constante desenvolvimento de sistemas de controlo eletrónico para motores de combustão interna. Contudo, no sentido de manter os preços baixos, a maioria dos equipamentos industriais e agrícolas continuam a utilizar sistemas mecânicos de controlo de ignição e injeção que proporcionam uma eficiência global baixa, elevado consumo de combustível e elevada emissão de poluentes. Os sistemas mecânicos podem ser substituídos por sistemas eletrónicos para otimizar esses motores, mas as unidades de controlo eletrónico (ECU) comerciais, que podem ser configuradas e adaptadas a qualquer motor, são maioritariamente dedicadas ao desporto motorizado e por isso possuem um preço que, na maior parte dos casos, excede o preço do equipamento agrícola ou industrial. Motivado pela ausência de opções comerciais económicas, foi desenvolvida uma ECU de baixo custo, otimizada para motores monocilíndricos. A ECU permite o controlo eletrónico da ignição e da injeção de combustível, em função da carga e rotação do motor. Os mapas de controlo são programáveis pelo utilizador, permitindo uma adaptação fácil e a otimização de motores com diversas tipologias mecânicas. A ECU possui um sistema inovador de deteção de fase do motor para motores monocilíndricos, sem a necessidade de se utilizar um sensor de fase na árvore de cames. A comunicação série entre um computador e a ECU permite a visualização e otimização dos parâmetros de ignição e injeção em tempo real. Um protótipo totalmente funcional da ECU proposta foi produzido e aplicado a um motor monocilíndrico. O motor foi previamente convertido para acomodar os sistemas eletromecânicos de controlo de ignição e injeção. Os ensaios laboratoriais permitiram demonstrar o correto funcionamento do firmware e do hardware desenvolvidos. A ECU de baixo custo é um produto inovador que permitirá a generalização do controlo eletrónico nos equipamentos com motores monocilíndricos.

Description

Keywords

Unidade de controlo eletrónico Injeção/ignição eletrónica

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License