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- Web Vessel Tracker : aplicação Web para monitorização de embarcaçõesPublication . Ferreira, José Pedro Roriz; Grilo, Carlos Fernando de AlmeidaEste documento visa explicar o trabalho que foi realizado para o projeto Web Vessel Tracker. Este projeto, proposto pela empresa XSealence S.A, foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel (MEI-CM) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). O Web Vessel Tracker é um projeto que se enquadra na monitorização de embarcações com a qual se tenta resolver diversos problemas, como a pesca ilegal ou a sobrepesca. Estes são problemas que têm ganho bastante atenção, já que põem em causa a quantidade e variedade de peixe disponível numa determinada zona, o que pode levar a graves repercussões tanto a nível ambiental como económico. O Web Vessel Tracker, permite visualizar num mapa vários detalhes de embarcações que utilizam o dispositivo AIS e/ou MONICAP. A aplicação permite ainda obter informação relativa às rotas realizadas por uma embarcação, assim como, as capturas realizadas por esta. O Web Vessel Tracker serve para complementar o sistema proprietário de monitorização de embarcações já existente desenvolvido pela XSealence, o Centro de Controlo Integrado. O trabalho desenvolvido foca-se em utilizar tecnologias do lado do cliente para fazer a representação geográfica de informação relativa às embarcações, através de tecnologias de web mapping. Ao mesmo tempo, para obter essa informação, são utilizadas tecnologias do lado do servidor que depois a envia para o cliente.
- Estudo da utilização de dispositivos móveis no acompanhamento da dislexiaPublication . Madeira, Jorge Manuel Pimenta Ramos; Marcelino, Luís Filipe Fernandes Silva; Silva, Catarina Helena Branco Simões; Ferreira, Paula Cristina Cinza Santos LealA dislexia é um transtorno no desenvolvimento da linguagem, associado a pessoas que manifestam dificuldades no processamento da leitura e da escrita. Estas dificuldades afetam significativamente o rendimento escolar e as atividades do quotidiano. São dificuldades inesperadas, tendo em conta as capacidades cognitivas da pessoa e o seu ambiente sociocultural, e para as superar é fundamental efetuar um diagnóstico precoce que, por sua vez, possibilite a definição de estratégias e a planificação de atividades de reeducação/intervenção. Neste processo de superação, os especialistas, a família e a escola têm um papel preponderante. Também as tecnologias de informação e comunicação têm-se revelado instrumentos eficazes no processo de ensino-aprendizagem e diversos estudos comprovam que a sua utilização agiliza a fluência da leitura. No entanto, ainda é escasso o uso destas tecnologias, e em particular dos jogos em dispositivos móveis, no processo de reeducação disléxica para a língua portuguesa. Neste âmbito, propõe-se a criação de uma aplicação móvel (jogo), com o objetivo de reeducar a leitura, monitorizar, avaliar e retirar as devidas conclusões acerca da aprendizagem de palavras por alunos com dislexia, a frequentar o 2.º Ciclo do Ensino Básico e cuja língua materna seja o português. Deste modo, neste trabalho é analisado até que ponto os jogos digitais, nomeadamente os Serious Games, em dispositivos móveis, contribuem para a aprendizagem das crianças com dislexia. O estudo envolveu grupos de alunos de várias escolas, incluindo tanto alunos com dislexia como normoleitores. A maioria dos alunos com dislexia é já acompanhada tanto na escola, como muitas vezes com apoio externo à escola. Os resultados nas atividades propostas no âmbito do jogo móvel mostraram que os alunos com dislexia conseguiram resultados aproximados aos do grupo de controlo, com um desempenho ligeiramente inferior com maior tempo de execução.
- Gerador automático de configurações de equipamentos de rede em ambientes virtualizadosPublication . Emiliano, Rodrigo José LopesA Internet é composta por vários equipamentos interligados entre si, desde routers, switches e servidores até aos computadores e dispositivos utilizados para lhe aceder. Todos os ambientes onde é necessária troca de informação ou ligação com o meio exterior utilizam equipamentos de rede especializados para essas funções. Existem os routers e switches de alto desempenho que são utilizados em ambientes empresariais com centenas de utilizadores e um débito de informação e de dados elevado, mas também os routers-modem, que são utilizados nos ambientes domésticos onde só se necessita de uma ligação à Internet. Estes equipamentos têm funções específicas e necessitam de ser configurados de acordo com o seu papel na rede, como encaminhamento de pacotes, disponibilização de serviços, ligação com utilizadores, entre outras funções. A existência de um grande número de equipamentos de rede em ambientes de média e grande dimensão traduz-se numa repetição de aspetos na configuração dos mesmos, quando estes necessitam ser configurados. A repetição constante na realização de configurações aumenta então a possibilidade de erro humano, devido a distrações causadas por esta repetição. Também existem routers e outros equipamentos de rede de diferentes modelos e marcas, o que implica um vasto conhecimento do funcionamento dos equipamentos por parte das pessoas que os configuram. A repetição de comandos na implementação e configuração de redes acontece principalmente em ambientes educativos e empresariais, com a realização de cenários de teste, onde também se recorrem a redes simuladas ou virtualizadas por aplicações. É importante então automatizar o processo de escrita de configurações repetitivas em ambientes normais e heterogéneos, de modo a diminuir o erro humano na realização destas tarefas e a potenciar a produtividade do utilizador na realização de outras tarefas que requerem maior atenção. Esta dissertação propõe uma solução na forma de uma aplicação protótipo que gera configurações para equipamentos de rede. A aplicação desenvolvida gera configurações para os routers que existam numa dada topologia desenhada com recurso ao GNS3, uma aplicação de desenho e virtualização de cenários de rede, de modo a colocar a topologia a comunicar. Para a geração de configurações, a aplicação utiliza o ficheiro de especificação no formato JSON, que é criado pelo GNS3. Ao interpretar o ficheiro JSON, a aplicação obtém a informação dos routers e das suas ligações e gera as configurações de acordo, com recurso a templates. Os templates permitem a adição de diferentes configurações e o suporte a vàrios modelos e marcas de routers, havendo um template para cada configuração e marca de router diferente. Após o desenvolvimento do protótipo da aplicação foram realizados testes funcionais, de desempenho e de carga. Estes testes revelaram que é possível desenvolver uma aplicação preparada para a heterogeneidade e que gera configurações para routers virtualizados e reais de forma simples e rápida, com recurso a ficheiros de projeto gerados no GNS3.
- Desenvolvimento de uma Unidade de Controlo Eletrónico de baixo custo com base num microcontrolador de 32 bitsPublication . Marinho, Pedro Tiago de Sousa; Ferreira, Carlos Daniel HenriquesNos últimos anos o setor automóvel tem assistido a uma constante evolução dos sistemas dos automóveis para fazer face às rigorosas normas que restringem as emissões de poluentes. Também os condutores são cada vez mais exigentes e por isso o consumo de combustível diminuiu e o desempenho dos motores aumentou consideravelmente. Tudo isto foi conseguido com a aplicação e o constante desenvolvimento de sistemas de controlo eletrónico para motores de combustão interna. Contudo, no sentido de manter os preços baixos, a maioria dos equipamentos industriais e agrícolas continuam a utilizar sistemas mecânicos de controlo de ignição e injeção que proporcionam uma eficiência global baixa, elevado consumo de combustível e elevada emissão de poluentes. Os sistemas mecânicos podem ser substituídos por sistemas eletrónicos para otimizar esses motores, mas as unidades de controlo eletrónico (ECU) comerciais, que podem ser configuradas e adaptadas a qualquer motor, são maioritariamente dedicadas ao desporto motorizado e por isso possuem um preço que, na maior parte dos casos, excede o preço do equipamento agrícola ou industrial. Motivado pela ausência de opções comerciais económicas, foi desenvolvida uma ECU de baixo custo, otimizada para motores monocilíndricos. A ECU permite o controlo eletrónico da ignição e da injeção de combustível, em função da carga e rotação do motor. Os mapas de controlo são programáveis pelo utilizador, permitindo uma adaptação fácil e a otimização de motores com diversas tipologias mecânicas. A ECU possui um sistema inovador de deteção de fase do motor para motores monocilíndricos, sem a necessidade de se utilizar um sensor de fase na árvore de cames. A comunicação série entre um computador e a ECU permite a visualização e otimização dos parâmetros de ignição e injeção em tempo real. Um protótipo totalmente funcional da ECU proposta foi produzido e aplicado a um motor monocilíndrico. O motor foi previamente convertido para acomodar os sistemas eletromecânicos de controlo de ignição e injeção. Os ensaios laboratoriais permitiram demonstrar o correto funcionamento do firmware e do hardware desenvolvidos. A ECU de baixo custo é um produto inovador que permitirá a generalização do controlo eletrónico nos equipamentos com motores monocilíndricos.
- Mobile Fleet ManagementPublication . Domingos, João Miguel Henriques; Fernandes, Vítor Manuel BastoEste documento foi elaborado para dar a conhecer o trabalho realizado no âmbito do projeto Mobile Fleet Management. Este projeto foi proposto pela empresa Tecmic - Tecnologias de Microeletrónica, S.A. e insere-se na unidade curricular de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática - Computação Móvel (MEI-CM). O objetivo deste projeto consistiu no desenvolvimento de uma aplicação móvel para utilização de operadores de frota, apelidada de iZiTraN Mobile. A aplicação permite aos operadores de frota efetuar, a qualquer hora e em qualquer lugar, uma gestão remota de todos os veículos da sua frota, tendo disponível para a tomada de decisões informação em tempo real. Os operadores de frota podem consultar informações referentes a veículos, contactar os seus condutores pela troca de mensagens, receber alertas dos mais variados incidentes que possam surgir e tratar dos mesmos, tudo em tempo real e num dispositivo móvel. A aplicação iZiTraN Mobile tem uma forte componente tecnológica que recorre a várias tecnologias emergentes, tendo sido desenhada para ser modular, com camadas independentes e separadas de forma a facilitar futuras manutenções e atualizações de software. As opções de desenho e implementação seguidas permitiram reduzir de forma considerável o custo de desenvolvimento, o futuro custo de manutenção e de exploração deste produto da Tecmic S.A.. Este produto, posiciona-se dentro do portfólio de produtos da empresa como um dos produtos mais inovadores e com maior potencial de crescimento nesta área de negócio do setor da gestão de frotas de veículos.