Publication
Reflexões e Aprendizagens na Prática Pedagógica: Uma Investigação sobre o Uso de Histórias Infantis no Ensino da Matemática
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ana Margarida Fernandes | |
dc.contributor.author | Peres, Ana Filipa Marques Baptista | |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T10:56:48Z | |
dc.date.available | 2024-12-18T10:56:48Z | |
dc.date.issued | 2024-11-15 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, reflete sobre o percurso formativo e investigativo ao longo de dois anos de prática pedagógica em contextos distintos. A primeira parte do relatório é dedicada à dimensão reflexiva, onde são analisadas as experiências vividas durante as Práticas Pedagógicas nos 1.º e 2.º Ciclos, com especial foco na aplicação de estratégias pedagógicas inovadoras, tais como o uso de histórias infantis no ensino da matemática. Através da observação, planificação, atuação, avaliação e reflexão, foi possível identificar e superar desafios, adaptar metodologias e promover a aprendizagem significativa dos alunos. A investigação, que constitui a segunda parte do relatório, explora o contributo da utilização de histórias infantis como ferramenta para o ensino da matemática, analisando o impacto desta abordagem no envolvimento dos alunos e na resolução de problemas matemáticos. Os resultados obtidos demonstram que esta metodologia não só promoveu o interesse e a motivação dos alunos, como também facilitou a compreensão dos conceitos matemáticos. O relatório conclui com uma reflexão crítica sobre as aprendizagens adquiridas, as limitações encontradas e sugestões para futuras investigações. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203767942 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10317 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Histórias Infantis | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_PT |
dc.subject | Motivação dos Alunos | pt_PT |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_PT |
dc.title | Reflexões e Aprendizagens na Prática Pedagógica: Uma Investigação sobre o Uso de Histórias Infantis no Ensino da Matemática | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de PES_ANA PERES_VF_Completa.pdf
- Size:
- 1.9 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: