Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
265.33 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste texto procuro mostrar como os professores, esses agentes sociais que constituem o meu objecto de estudo, se redescobrem, racionalizam experiências passadas, opções tomadas, etc., pela possibilidade de terem alguém que os ouve e os questiona a partir das suas próprias lógicas e contextos.
Os sujeitos entrevistados reflectem, assim, também eles, sobre as intenções do inquiridor e sobre si próprios. Neste sentido tornam-se também investigadores de si próprios. O papel do investigador não é o de, por artes mágicas, encontrar o verdadeiro sentido das práticas dos sujeitos estudados.
Através de entrevistas a professores, conducentes à construção de histórias de vida, procuro mostrar o interesse de o investigado saber das intenções do investigador, no sentido de ambos acederam a dimensões interpretativas que não estavam explicitadas para ambos antes da interacção. Há assim uma auto e uma hetero descoberta de sentidos: o entrevistado descobre-se e transforma-se a si mesmo; o entrevistador encontra o sentido do outro e transforma-se também ele próprio.
A interacção, devidamente centrada no questionamento das práticas na lógica do entrevistado e em comparação com outras alternativas, é, possivelmente, também uma via para reforçar a competência da reflexividade na vida profissional dos professores.
Description
Comunicação apresentada no V Congresso de Sociologia - sociedades contemporâneas: reflexividade e acção, Braga, 2004.