Publication
MALA DE CENAS
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sousa, Jenny Gil | |
dc.contributor.advisor | Proença, Ana Paula Coelho de Pina | |
dc.contributor.author | Fouto, Inês Ferreira da Conceição | |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T15:24:08Z | |
dc.date.available | 2025-02-12T15:24:08Z | |
dc.date.issued | 2024-11-20 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação incidiu no estudo dos diferentes modos de utilização da Mala de Cenas, enquanto estratégia de educação artística na formação profissional do animador sociocultural, em dois contextos distintos de formação: - o contexto de formação em sala de aula e no contexto de formação em ambiente de trabalho. Num primeiro momento a Mala de Cenas foi aplicada em sala de aula numa perspetiva de descoberta e interação com o dispositivo teatral, com o objetivo de produzir conteúdos teatrais, num segundo momento, numa outra perspetiva - de que fossem os próprios alunos a aplicar a mala com o público-alvo e a produzirem os seus recursos artísticos. A Mala de Cenas, é um dispositivo de mediação teatral, educativo e cultural, que recorre a diversas formas animadas, como marionetes de luva, de boca, de sombra, entre outros formas animadas, com o fito de criar espetáculos. Aliando mecanismos de aprendizagem através da arte, aos diferentes contextos de mediação do animador sociocultural, esta investigação-ação pretendeu explorar novas estratégias de educação artística, através do conceito da mala pedagógica de teatro, aqui denominada Mala de Cenas, e compreender, através de uma avaliação sistemática e contínua, de que forma o projeto influenciou a aprendizagem dos estudantes do curso profissional de animador sociocultural, assim como o impacto que a dinamização das atividades com a Mala de Cenas teve nos alunos, que desenvolveram a sua formação em contexto de trabalho. Os resultados obtidos, através da análise dos dois momentos de formação revelam as potencialidades da Mala de Cenas enquanto objeto mediador, concretizam os seus contributos para a formação do animador sociocultural e identificam diferentes modos de dinamização da Mala de Cenas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203893026 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10475 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Animação Sociocultural | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | Linguagem dramática | pt_PT |
dc.subject | Linguaguem teatral | pt_PT |
dc.subject | Mala de cenas | pt_PT |
dc.subject | Mediação educativa | pt_PT |
dc.subject | Mediação cultural | pt_PT |
dc.title | MALA DE CENAS | pt_PT |
dc.title.alternative | O DISPOSITIVO TEATRAL DE MEDIAÇÃO EDUCATIVA E CULTURAL NA FORMAÇÃO DO ANIMADOR SOCIOCULTURAL | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ciências da Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- relatorio-de-projeto_ines-fouto_mala-de-cenas_após correções formais.pdf
- Size:
- 5.28 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: