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Abstract(s)
O nacionalismo literário encontrou um representante subliminar em
Afonso Lopes Vieira, o neo-Garrett de Portugal. A sua campanha de divulgação da obra
de Gil Vicente, reunida em 1914 no livro Campanha Vicentina, bem como o
lançamento dos Serões de Alcobaça, em 1913, marcam dois momentos fundamentais
nessa missão de reaportuguesar Portugal, tornando-o europeu. A imprensa da época
teve um papel fundamental na divulgação dos eventos associados a estes dois
programas, ajudando a transformá-los em marcos culturais da contemporaneidade. Na
intimidade das trocas epistolares, Lopes Vieira revela uma perspectiva diferente destes
programas, acompanhando-os desde o seu esboço inicial, projectando-os com minúcia
de perfeccionista, reagindo às notícias da imprensa e confrontando-se, por fim, com o
vazio do sonho realizado.
Description
Comunicação apresentada no IX Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, Funchal, 2008.
Keywords
Nacionalismo literário Campanha Vicentina Serões de Alcobaça Imprensa Correspondência