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A exposição oral formal: a macroestrutura e a coesão textual como dimensões ensináveis no ensino secundário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorBarbeiro, Luís Filipe Tomás
dc.contributor.advisorMarques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha
dc.contributor.authorNogueira, Maria Lucília Gonçalves
dc.date.accessioned2025-03-06T15:08:56Z
dc.date.available2025-03-06T15:08:56Z
dc.date.issued2024-12-13
dc.description.abstractEsta dissertação descreve uma investigação sobre a eficácia de estratégias didáticas no desenvolvimento da exposição oral formal por alunos do ensino secundário, no contexto do projeto escolar Comunicar Saberes, uma iniciativa multidisciplinar que promove apresentações orais em contextos formais. O objetivo do estudo é compreender como o ensino explícito da macroestrutura da exposição oral formal e o uso de recursos de coesão textual podem melhorar a competência de comunicação oral dos alunos, facilitando a construção de discursos claros e bem estruturados. A metodologia utilizada nesta investigação corresponde a um estudo de caso associado a um processo de investigação-ação, o que permitiu uma análise detalhada dos efeitos das intervenções pedagógicas no desenvolvimento do género textual exposição oral por parte dos alunos. A investigação centrou-se na aplicação de estratégias didáticas que promovem o conhecimento e consequente domínio de um tipo de macroestrutura do género textual em estudo e o uso de organizadores discursivo-textuais como recursos de coesão textual. Os resultados indicam que a aplicação dessas estratégias resultou numa melhoria significativa nas áreas visadas. Verificou-se um progresso claro na capacidade dos alunos de estruturar e apresentar ideias de forma clara e coerente, utilizando organizadores discursivos-textuais para assegurar a coesão textual e seguindo um plano de texto ajustado ao género textual e às condições de uso. Esta abordagem resultou numa comunicação mais eficaz, com os alunos a demonstrar maior confiança e capacidade para construir discursos organizados. Conclui-se que o desenvolvimento dos aspetos visados no estudo no âmbito do tratamento do género exposição oral formal é substancialmente beneficiado por uma abordagem pedagógica que valoriza tanto o ensino da macroestrutura discursiva quanto a prática contínua e o feedback construtivo. Este estudo reforça a importância de integrar no currículo escolar práticas educativas específicas que visem melhorar a competência comunicativa oral dos alunos, preparando-os para enfrentar desafios comunicativos complexos em contextos educativos e profissionais.por
dc.identifier.tid203904290
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/12677
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectCoesão Textual
dc.subjectDidática do Oral
dc.subjectExposição Oral Formal
dc.subjectMacroestrutura Discursiva
dc.titleA exposição oral formal: a macroestrutura e a coesão textual como dimensões ensináveis no ensino secundário
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Inovação Pedagógica

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