Repository logo
 
Publication

O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística

dc.contributor.authorOliveira, Adriana José de
dc.contributor.authorAugusto, Luísa Paula
dc.contributor.authorSanto, Pedro Manuel do Espírito
dc.contributor.authorSantos, Sara Cristina Valente dos
dc.date.accessioned2023-12-11T13:29:33Z
dc.date.available2023-12-11T13:29:33Z
dc.date.issued2023-03-23
dc.descriptionEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto Refª UIDB/05583/2020. Agradecemos adicionalmente ao Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD) e ao Politécnico de Viseu pelo apoio prestado.pt_PT
dc.description.abstractAo residir num território, o cidadão experiencia a cidade, constrói emoções e vive a sua cidade de forma única. Com a evolução do turismo e aumento da competitividade entre destinos turísticos, o word of mouth (WOM) tornou-se cada vez mais um método estratégico a ser potenciado pelas entidades turísticas e destinos. Em especí􏰆co, o WOM que os residentes fazem das suas cidades torna-se cada vez mais relevante para as cidades captarem ainda mais turistas. Assim, realizou-se um estudo com uma amostra de 428 indivíduos que, através de equações estruturais identi􏰆cou o papel da qualidade de vida dos residentes, da comunicação e da imagem afetiva no WOM. Esta investigação revela que é importante melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e de􏰆nir uma estratégia de comunicação e􏰆ciente com o ob- jetivo de que os residentes nas cidades realizem cada vez mais word of mouth positivo dos seus territórios.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationde Oliveira, A. J., Augusto, L. P., do Espírito Santo, P. M., & dos Santos, S. C. V. (2023). O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 40, 175-184. https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31534pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31534pt_PT
dc.identifier.eissn2182-1453
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9061
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relationCentre for Research in Digital Services
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/issue/view/1115pt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectBem-estar físicopt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.subjectImagem afetivapt_PT
dc.subjectWOMpt_PT
dc.titleO papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turísticapt_PT
dc.title.alternativeThe role of quality of life, communication and a􏰅ective image in the WOM of residents in tourism promotionpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentre for Research in Digital Services
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F05583%2F2020/PT
oaire.citation.endPage184pt_PT
oaire.citation.startPage175pt_PT
oaire.citation.titleRevista Turismo e Desenvolvimento (RT&D)pt_PT
oaire.citation.volume40pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameSanto
person.givenNamePedro Espírito
person.identifier.ciencia-idE41B-D54C-75E7
person.identifier.orcid0000-0001-8924-7912
person.identifier.scopus-author-id57213160598
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication18dc7ffd-e2ba-444d-aa7a-91ea1dd3b78e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery18dc7ffd-e2ba-444d-aa7a-91ea1dd3b78e
relation.isProjectOfPublication78828bd1-2727-477d-b41e-854ed997b427
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery78828bd1-2727-477d-b41e-854ed997b427

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Oliveira et al_2023_O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM.pdf
Size:
472.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: