Repository logo
 
Publication

À descoberta do bem-estar, das interações entre pares e das aprendizagens: Investigar e refletir em contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Sónia Cristina Lopes
dc.contributor.advisorDias, Maria Isabel Pinto Simões
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorFernandes, Carolina Alexandra Inácio
dc.date.accessioned2024-01-09T14:39:50Z
dc.date.available2024-01-09T14:39:50Z
dc.date.issued2023-11-28
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado conta o meu percurso formativo nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023, no Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Politécnico de Leiria. Por esse motivo, o relatório está dividido em duas partes. A Parte I diz respeito à Dimensão Reflexiva e está dividida em três capítulos. Nestes surgem reflexões acerca do meu percurso, aprendizagens e desafios decorrentes das experiências vivenciadas ao longo de quatro práticas pedagógicas – uma em contexto de Creche, uma em contexto de Jardim de Infância e as restantes duas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 1.º ano e, depois, com uma turma de 4.º ano de escolaridade. A Parte II dá conta da Dimensão Investigativa, que surgiu/partiu do interesse em estudar a relação entre o bem-estar emocional, as interações entre pares e as aprendizagens, em momentos de brincadeira livre no Jardim de Infância. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, este estudo contou com a participação de 4 crianças (entre os 3 e os 6 anos). Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, mais especificamente, através de notas de campo e de meios audiovisuais (fotografias e vídeos). Os resultados provenientes da análise de conteúdo revelaram que, em brincadeira, estas crianças apresentaram níveis de bem-estar emocional elevado, estando recetivas à interação com os pares e fazendo-o de diferentes formas, mas maioritariamente verbal. Através das interações percebeu-se que as crianças realizaram diferentes aprendizagens, em diferentes áreas de conteúdo, o que permite concluir que as interações entre pares são contextos facilitadores da aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid203458699pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9212
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectInteração entre Parespt_PT
dc.subjectBem-estar emocionalpt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectBrincadeirapt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.titleÀ descoberta do bem-estar, das interações entre pares e das aprendizagens: Investigar e refletir em contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PES_CarolinaFernandes.pdf
Size:
3.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: