Publication
Perceção de pais e profissionais de educação sobre estimulação multissensorial e Snoezelen
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis Machado | |
| dc.contributor.author | Pereira, Sónia Margarida Neves | |
| dc.date.accessioned | 2022-05-30T14:50:15Z | |
| dc.date.available | 2022-05-30T14:50:15Z | |
| dc.date.issued | 2022-01 | |
| dc.description.abstract | O conhecimento do mundo é construído através dos sentidos. São eles que permitem formar as noções sobre o que nos rodeia e sobre nós próprios, estando de igual modo intimamente relacionados com o autoconhecimento. A Estimulação Multissensorial tem sido apontada como um forte aliado da educação, especialmente em crianças com dificuldades específicas de aprendizagem, pela evidência científica existente de que a Estimulação Multissensorial por meio de estímulos (olfativos, auditivos, visuais, táteis, gustativos, vestibulares e propriocetivos), aumenta potencialmente a capacidade do sujeito em captar e responder a estímulos sensoriais, aumentando o nível de consciência e adaptação face aos desafios do desenvolvimento. É também inegável a ligação da Estimulação Multissensorial com os benefícios na dimensão cognitiva de crianças com necessidades educativas específicas. Mas será que quem está envolvido no processo educativo tem esse conhecimento e consciência dos benefícios? E de que forma tem vindo a ser percecionada a privação sensorial em tempo de confinamento por pandemia, enquanto impacto junto das crianças, famílias e dinâmicas de ambiente escolar? De forma a dar resposta a estas questões, encetou-se um estudo qualitativo/quantitativo através da aplicação de um inquérito por questionário online, às famílias e profissionais ligados à educação, a partir da qual foi possível fazer análise estatística e análise de conteúdo, e se conseguiram extrair indicadores importantes sobre a perceção dos envolvidos no processo educativo de crianças sobre o papel da Estimulação Multissensorial/Snoezelen. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203017480 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7213 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Bem-estar | pt_PT |
| dc.subject | Perceções sobre Estimulação Multissensorial | pt_PT |
| dc.subject | Snoezelen | pt_PT |
| dc.subject | Privação Sensorial | pt_PT |
| dc.title | Perceção de pais e profissionais de educação sobre estimulação multissensorial e Snoezelen | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação especial- Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório Final de Mestrado_Sónia Pereira_Pós Defesa_após correções formais.pdf
- Size:
- 1.81 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
