Repository logo
 
Publication

Perceção de pais e profissionais de educação sobre estimulação multissensorial e Snoezelen

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Filipa Alexandra dos Reis Machado
dc.contributor.authorPereira, Sónia Margarida Neves
dc.date.accessioned2022-05-30T14:50:15Z
dc.date.available2022-05-30T14:50:15Z
dc.date.issued2022-01
dc.description.abstractO conhecimento do mundo é construído através dos sentidos. São eles que permitem formar as noções sobre o que nos rodeia e sobre nós próprios, estando de igual modo intimamente relacionados com o autoconhecimento. A Estimulação Multissensorial tem sido apontada como um forte aliado da educação, especialmente em crianças com dificuldades específicas de aprendizagem, pela evidência científica existente de que a Estimulação Multissensorial por meio de estímulos (olfativos, auditivos, visuais, táteis, gustativos, vestibulares e propriocetivos), aumenta potencialmente a capacidade do sujeito em captar e responder a estímulos sensoriais, aumentando o nível de consciência e adaptação face aos desafios do desenvolvimento. É também inegável a ligação da Estimulação Multissensorial com os benefícios na dimensão cognitiva de crianças com necessidades educativas específicas. Mas será que quem está envolvido no processo educativo tem esse conhecimento e consciência dos benefícios? E de que forma tem vindo a ser percecionada a privação sensorial em tempo de confinamento por pandemia, enquanto impacto junto das crianças, famílias e dinâmicas de ambiente escolar? De forma a dar resposta a estas questões, encetou-se um estudo qualitativo/quantitativo através da aplicação de um inquérito por questionário online, às famílias e profissionais ligados à educação, a partir da qual foi possível fazer análise estatística e análise de conteúdo, e se conseguiram extrair indicadores importantes sobre a perceção dos envolvidos no processo educativo de crianças sobre o papel da Estimulação Multissensorial/Snoezelen.pt_PT
dc.identifier.tid203017480pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7213
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectPerceções sobre Estimulação Multissensorialpt_PT
dc.subjectSnoezelenpt_PT
dc.subjectPrivação Sensorialpt_PT
dc.titlePerceção de pais e profissionais de educação sobre estimulação multissensorial e Snoezelenpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação especial- Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final de Mestrado_Sónia Pereira_Pós Defesa_após correções formais.pdf
Size:
1.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: