Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.81 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O conhecimento do mundo é construído através dos sentidos. São eles que permitem formar as noções sobre o que nos rodeia e sobre nós próprios, estando de igual modo intimamente relacionados com o autoconhecimento. A Estimulação Multissensorial tem sido apontada como um forte aliado da educação, especialmente em crianças com dificuldades específicas de aprendizagem, pela evidência científica existente de que a Estimulação Multissensorial por meio de estímulos (olfativos, auditivos, visuais, táteis, gustativos, vestibulares e propriocetivos), aumenta potencialmente a capacidade do sujeito em captar e responder a estímulos sensoriais, aumentando o nível de consciência e adaptação face aos desafios do desenvolvimento. É também inegável a ligação da Estimulação Multissensorial com os benefícios na dimensão cognitiva de crianças com necessidades educativas específicas. Mas será que quem está envolvido no processo educativo tem esse conhecimento e consciência dos benefícios? E de que forma tem vindo a ser percecionada a privação sensorial em tempo de confinamento por pandemia, enquanto impacto junto das crianças, famílias e dinâmicas de ambiente escolar?
De forma a dar resposta a estas questões, encetou-se um estudo qualitativo/quantitativo através da aplicação de um inquérito por questionário online, às famílias e profissionais ligados à educação, a partir da qual foi possível fazer análise estatística e análise de conteúdo, e se conseguiram extrair indicadores importantes sobre a perceção dos envolvidos no processo educativo de crianças sobre o papel da Estimulação Multissensorial/Snoezelen.
Description
Keywords
Bem-estar Perceções sobre Estimulação Multissensorial Snoezelen Privação Sensorial