Repository logo
 
Publication

A interação criança-educador em contexto de creche: aprendendo numa rede de afetos

dc.contributor.authorDias, Isabel Simões
dc.date.accessioned2024-09-23T14:24:52Z
dc.date.available2024-09-23T14:24:52Z
dc.date.issued2022-12-21
dc.description.abstractEste artigo teórico visa refletir sobre o papel da interação criança-educador em contexto de creche e o significado desta relação no desenvolvimento/aprendizagem da criança. Entendendo a creche como um contexto educativo de relações afetivas e interações, sustenta-se em dados advindos das neurociências para discutir a vertente emocional no processo de desenvolvimento/aprendizagem. Os dados levantados sugerem que, em creche, a interação criança/educador constitui-se como uma rede de afetos que permite à criança significar as suas ações e o mundo que a rodeia. É este envolvimento (relacional e interativo), sustentado em vínculos afetivos, que ampara o processo de desenvolvimento/aprendizagem da criançapt_PT
dc.description.abstractThis theoretical article aims to reflect on the role of the child-educator interaction in a day care context and the meaning of this relationship in the child's development/learning. Understanding day care as an educational context of affective relationships and interactions, it is based on data from neurosciences to discuss the emotional aspect in the development/learning process. The collected data suggest that, in a day care context, the child/educator interaction is formed as a network of affections that allows the child to give meaning to his actions and the world around him. It is this involvement (relational and interactive), assisted by affective bonds, that supports the child's development/learning process.pt_PT
dc.description.abstractEste artículo teórico tiene como objetivo reflexionar sobre el papel de la interacción niño-educador en un contexto de guardería y el significado de esta relación en el desarrollo/aprendizaje del niño. Entendiendo la guardería como un contexto educativo de relaciones e interacciones afectivas, se basa en datos de las neurociencias para discutir el aspecto emocional en el proceso de desarrollo/aprendizaje. Los datos recogidos sugieren que, en una guardería, la interacción niño/educador se constituye como una red de afectos que permite al niño dar sentido a sus acciones y al mundo que le rodea. Es esta implicación (relacional e interactiva), sustentada en vínculos afectivos, la que sustenta el proceso de desarrollo/aprendizaje del niño.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDIAS, Maria Isabel Pinto Simões. A INTERAÇÃO CRIANÇA-EDUCADOR EM CONTEXTO DE CRECHE: APRENDENDO NUMA REDE DE AFETOS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 2, 2022. DOI: 10.25110/educere.v22i2.2022.9079. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9079. Acesso em: 20 set. 2024.pt_PT
dc.identifier.doi10.25110/educere.v22i2.2022.9079pt_PT
dc.identifier.issn1982-1123
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10073
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniparpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9079pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEducadorpt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectInteraçõespt_PT
dc.subjectAfetospt_PT
dc.subjectAffectionspt_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.subjectDay carept_PT
dc.subjectEducatorpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectAfeccionespt_PT
dc.subjectInteracciónpt_PT
dc.subjectGuarderíapt_PT
dc.subjectNiñopt_PT
dc.titleA interação criança-educador em contexto de creche: aprendendo numa rede de afetospt_PT
dc.title.alternativeCHILD-EDUCATOR INTERACTION IN A DAY CARE CONTEXT: LEARNING IN A NETWORK OF AFFECTIONSpt_PT
dc.title.alternativeINTERACCIÓN NIÑO-EDUCADOR EN UN CONTEXTO DE GUARDERÍA: APRENDIZAJE EN UNA RED DE AFECTOSpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage370pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage359pt_PT
oaire.citation.titleEDUCERE – Revista da Educação da UNIPARpt_PT
oaire.citation.volume22pt_PT
person.familyNamePinto Simões Dias
person.givenNameMaria Isabel
person.identifier.ciencia-id521C-3569-D044
person.identifier.orcid0000-0001-5522-3760
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Interação criança-educador em contexto de creche.pdf
Size:
200.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: