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Análise de Metodologias de Melhoria Contínua: Viabilidade e Implementação em Municípios

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorSalvador, Nuno Filipe Pereira
dc.contributor.advisorSebastião, Fernando José do Nascimento
dc.contributor.authorAlmeida, Joaquim Fernando Soares de
dc.date.accessioned2025-11-06T14:13:27Z
dc.date.available2025-11-06T14:13:27Z
dc.date.issued2025-07-29
dc.description.abstractHoje, muitas organizações do setor público (centrais e locais) continuam a ser bastante hierárquicas e burocráticas, o que contraria as orientações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e da União Europeia para que os Estados se modernizem, introduzindo estruturas de avaliação da qualidade nos seus serviços, organismos e instituições, no sentido de reduzir custos e prestar melhores serviços aos seus cidadãos. Assim, no âmbito da Administração Pública Local portuguesa, definiu-se como objetivo principal deste estudo “Analisar as Metodologias de Melhoria Contínua” e como fio condutor ao seu desenvolvimento, pretendeu-se saber qual a viabilidade de implementação de Metodologias de Melhoria Contínua nos Municípios? Com esse objetivo, este trabalho realiza uma pesquisa documental à evolução dos modelos de governação pública, à autonomia local em Portugal e às principais metodologias de melhoria contínua. A fim de avaliar a viabilidade de implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) na Administração Pública Local, observaram-se alguns textos com estudos de caso, sobre a implementação de SGQ e analisaram-se os resultados obtidos através de um inquérito por questionário aos 308 Municípios portugueses, com o intento de apreender a sua realidade, relativamente à qualidade. Por fim, propõe-se um guia prático para a implementação da qualidade total num Município. Dos estudos de caso e dos resultados obtidos das respostas ao questionário, conclui-se que a gestão da qualidade é globalmente aceite como crucial para o sucesso de qualquer organização. Apesar dessa constatação, verifica-se que apenas 34,8% dos Municípios respondentes têm um SGQ implementado. Como principais obstáculos na aplicação de um SGQ são referidos: o baixo nível de conhecimentos tanto da gestão de topo como dos restantes colaboradores em matéria de gestão da qualidade; a acumulação de funções; a falta de formação; a não identificação com os objetivos do serviço; o fraco envolvimento da gestão de topo; e a falta de bons exemplos para seguir. Assinala-se adicionalmente, que nos Municípios com SGQ (com exceção de alguns casos) não são seguidos muitos dos princípios fundamentais da gestão da qualidade total. Em resultado, entende-se que para a maioria dos Municípios, a qualidade não é um assunto relevante ou encontra-se num estado incipiente.por
dc.description.abstractToday, many public sector organizations (central and local) are still very hierarchical and bureaucratic, which goes against the guidelines of the Organization for Economic Cooperation and Development and the European Union for states to modernize by introducing quality assessment structures in their services, bodies and institutions to reduce costs and provide better services to their citizens. Thus, in the context of Portuguese local public administration, the main objective of this study was to “Analyse Continuous Improvement Methodologies” and as a guiding principle for its development, we wanted to know how feasible it is to implement Continuous Improvement Methodologies in municipalities? To this end, this paper carries out documentary research into the evolution of public governance models, local autonomy in Portugal and the main continuous improvement methodologies. To assess the feasibility of implementing Quality Management Systems (QMS) in local public administration, we looked at some texts with case studies on the implementation of QMS and analysed the results obtained through a questionnaire survey of 308 Portuguese municipalities, with the aim of understanding their reality in terms of quality. Finally, a practical guide to implementing total quality in a municipality is proposed. From the case studies and the results obtained from the responses to the questionnaire, it can be concluded that quality management is globally accepted as crucial to the success of any organization. Despite this finding, only 34.8% of the responding municipalities have a QMS in place. The main obstacles to the implementation of a QMS are the low level of knowledge of both top management and other employees in terms of quality management; the accumulation of functions; the lack of training; the lack of identification with the service's objectives; the weak involvement of top management; and the lack of good examples to follow. It should also be noted that in municipalities with a QMS (except for a few cases), many of the fundamental principles of total quality management are not followed. As a result, it is understood that for most municipalities, quality is not a relevant issue or is at an incipient stage.eng
dc.identifier.tid204042372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14538
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectMelhoria contínua
dc.subjectGestão da qualidade total
dc.subjectAdministração local
dc.subjectAdministração Pública
dc.subjectValor público
dc.subjectProcessos
dc.titleAnálise de Metodologias de Melhoria Contínua: Viabilidade e Implementação em Municípios
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Administração Pública

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