Repository logo
 
Publication

Biblioteca ativa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Ricardo Manuel das Neves
dc.contributor.authorCoelho, Catarina Susana Inácio
dc.date.accessioned2021-05-24T15:16:18Z
dc.date.available2021-05-24T15:16:18Z
dc.date.issued2021-02-17
dc.description.abstractA presente dissertação relata os resultados de uma pesquisa referente ao estudo de caso sobre um Programa de Ocupação de Férias de Verão para crianças e jovens dos 11 aos 15 anos realizado a partir de uma atividade de animação de leitura. Foi objetivo deste estudo entender as motivações e alterações comportamentais dum grupo de jovens utilizadores da Biblioteca Municipal da Batalha face a uma atividade de animação de leitura, inserida no programa intitulado “Biblioteca Ativa”. A “Biblioteca Ativa” foi um programa de Ocupação de Férias de Verão direcionado ao público infantojuvenil, promovido pelo Município da Batalha e desenvolvido pela Biblioteca Municipal, no ano de 2018, que proporcionou a 50 jovens participantes diversas atividades lúdicas, culturais e desportivas, durante os meses de julho e agosto. No que se refere aos participantes neste programa, importa destacar que num total de 50 dos inscritos, mais de metade correspondia a um grupo de jovens cujo papel observado diariamente pelas técnicas da biblioteca era o de constantes entradas e saídas do espaço da biblioteca e manifesto desinteresse por quaisquer atividades anteriormente realizadas, associadas ao livro e à leitura. Dado o facto deste programa ter sofrido alterações de última hora, um dos dias calendarizado sofreu modificações e as atividades agendadas para o dia inteiro concentraram-se apenas no tempo da manhã, havendo a necessidade de recorrer a um “plano b” para ocupar o tempo da tarde. É neste “plano b” que surge uma dinâmica de grupo, compreendendo uma atividade de animação de leitura, envolvendo o grupo dos participantes, dinâmica que é analisada neste estudo. A investigação procurou compreender aqueles jovens que em determinada atividade de animação de leitura se revelaram, de repente, bastante diferentes dos restantes. Com a elaboração de um trabalho de campo com observação direta participante e posteriormente com a realização de um focus-group (FG), com estes jovens, pretendi, de uma forma holística, aceder ao seu quotidiano, e aos seus pontos de vista sobre o que aconteceu naquela dinâmica, permitindo dar voz aos participantes nesta atividade.pt_PT
dc.identifier.tid202727394pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5801
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMediação Interculturalpt_PT
dc.subjectBibliotecapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectAnimaçãopt_PT
dc.titleBiblioteca ativapt_PT
dc.title.alternativeprograma de animação da leitura com jovens - um estudo caso na biblioteca Municipal da Batalhapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Mediação Intercultural e Intervenção socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO MESTRADO_Catarina Coelho_2020.pdf
Size:
3.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: