Publication
Biblioteca ativa
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Ricardo Manuel das Neves | |
dc.contributor.author | Coelho, Catarina Susana Inácio | |
dc.date.accessioned | 2021-05-24T15:16:18Z | |
dc.date.available | 2021-05-24T15:16:18Z | |
dc.date.issued | 2021-02-17 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação relata os resultados de uma pesquisa referente ao estudo de caso sobre um Programa de Ocupação de Férias de Verão para crianças e jovens dos 11 aos 15 anos realizado a partir de uma atividade de animação de leitura. Foi objetivo deste estudo entender as motivações e alterações comportamentais dum grupo de jovens utilizadores da Biblioteca Municipal da Batalha face a uma atividade de animação de leitura, inserida no programa intitulado “Biblioteca Ativa”. A “Biblioteca Ativa” foi um programa de Ocupação de Férias de Verão direcionado ao público infantojuvenil, promovido pelo Município da Batalha e desenvolvido pela Biblioteca Municipal, no ano de 2018, que proporcionou a 50 jovens participantes diversas atividades lúdicas, culturais e desportivas, durante os meses de julho e agosto. No que se refere aos participantes neste programa, importa destacar que num total de 50 dos inscritos, mais de metade correspondia a um grupo de jovens cujo papel observado diariamente pelas técnicas da biblioteca era o de constantes entradas e saídas do espaço da biblioteca e manifesto desinteresse por quaisquer atividades anteriormente realizadas, associadas ao livro e à leitura. Dado o facto deste programa ter sofrido alterações de última hora, um dos dias calendarizado sofreu modificações e as atividades agendadas para o dia inteiro concentraram-se apenas no tempo da manhã, havendo a necessidade de recorrer a um “plano b” para ocupar o tempo da tarde. É neste “plano b” que surge uma dinâmica de grupo, compreendendo uma atividade de animação de leitura, envolvendo o grupo dos participantes, dinâmica que é analisada neste estudo. A investigação procurou compreender aqueles jovens que em determinada atividade de animação de leitura se revelaram, de repente, bastante diferentes dos restantes. Com a elaboração de um trabalho de campo com observação direta participante e posteriormente com a realização de um focus-group (FG), com estes jovens, pretendi, de uma forma holística, aceder ao seu quotidiano, e aos seus pontos de vista sobre o que aconteceu naquela dinâmica, permitindo dar voz aos participantes nesta atividade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202727394 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5801 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Mediação Intercultural | pt_PT |
dc.subject | Biblioteca | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Interculturalidade | pt_PT |
dc.subject | Animação | pt_PT |
dc.title | Biblioteca ativa | pt_PT |
dc.title.alternative | programa de animação da leitura com jovens - um estudo caso na biblioteca Municipal da Batalha | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção social | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DISSERTAÇÃO MESTRADO_Catarina Coelho_2020.pdf
- Size:
- 3.28 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: